Facilitar a sua comunicação
e melhorar os seus resultados.

É isso o que fazemos.

Médico esclarece dúvidas comuns sobre tratamento de câncer

Os principais questionamentos das pessoas que terão que fazer radioterapia são sobre as reações e as mudanças que ocorrem no corpo

11 de junho de 2018

De acordo com uma pesquisa desenvolvida nos Estados Unidos, o estresse e a ansiedade podem facilitar o desenvolvimento de câncer e complicar casos já existentes. Enfrentar a doença é algo complexo, e esse momento pode se tornar ainda mais difícil quando as pessoas têm dúvidas e se sentem aflitas em relação ao processo de cura.

Conforme o rádio-oncologista do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), Pérsio Freitas, uma das principais preocupações de quem vai receber o tratamento é em relação a quais mudanças ocorrerão no corpo durante a radioterapia.

“As pessoas ficam apreensivas sobre a queda de cabelo, que é uma reação adversa comum da quimioterapia. Isso não acontece na radioterapia. Os efeitos desse tratamento são menos agressivos, como vômitos, náuseas e cansaço. Porém, com uma alimentação saudável e mantendo repousos regulares, eles podem ser evitados”, explica Pérsio.

Como é o tratamento?

Outro questionamento comum, segundo Pérsio Freitas, é como funciona a radioterapia e quais os tumores que podem ser tratados por meio desse procedimento.

“A radioterapia destrói as células cancerígenas e, com elas, a capacidade do tumor de se dividir e de se reproduzir. O médico responsável deve avaliar se a pessoa pode ou não fazer esse tratamento, que tem como benefício o combate local do tumor, preservando as áreas sadias ao redor dele”, afirma o rádio-oncologista.

Para tornar essa fase de recuperação da doença mais confortável para os pacientes, o médico Pérsio Freitas responde algumas perguntas frequentes sobre a radioterapia:

¬¬— É possível continuar a fazer as atividades diárias durante o tratamento?
Sim. Você poderá continuar realizando as suas tarefas normalmente, tais como dirigir e trabalhar.

— Quanto tempo dura as sessões?
Em média entre 10 e 20 minutos.

— Fazer radioterapia causa dor?
Não.

— A radiação continua no corpo depois de fazer a radioterapia?
A radiação que atinge o tumor não permanece nele após o término da sessão.

— Fazendo radioterapia, terei que diminuir o contato com outras pessoas?
Não. Você poderá beijar, abraçar e manter relações sexuais normalmente, sem qualquer risco de expor outras pessoas à radiação.