https://veracomunicacao.com.br
Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Cirurgião da coluna dá 10 dicas para evitar dores nas costas

Pequenos hábitos do dia a dia podem fazer uma enorme diferença

 

As temidas dores na coluna são muitas vezes causadas por hábitos do dia a dia, enquanto trabalhamos, vamos às compras ou até quando fazemos exercício e usamos o celular. A boa notícia é que basta ter consciência dessas posições incorretas para prevenirmos os problemas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial teve ou vai ter um episódio de dor lombar ao longo da vida.

O médico Lourimar Tolêdo, que é ortopedista cirurgião da coluna, lista alguns erros que são muito comuns que podem prejudicar a saúde da coluna:

– Carregar bolsas muito pesadas e sempre do mesmo lado;

– Usar saltos muito altos e com frequência;

– Mau uso do celular;

– Postura inadequada durante o dia;

– Exercício físico incorreto.

“Obesidade, sedentarismo e má postura viciosa, como permanecer muitas horas sentado ou mau jeito ao deitar, são também alguns dos fatores que afetam a coluna. Se a dor não for devidamente tratada, esse problema postural pode evoluir para algo mais sério, como inflamação, hérnia de disco e até escorregamento de vértebra”, alerta o doutor Lourimar Tolêdo.

 

Dicas para cuidar da saúde da coluna

O especialista ainda dá dicas de como cuidar da coluna e evitar problemas:

  1. Ao se deitar de lado, coloque um travesseiro entre a cabeça e o ombro e outro entre as pernas;
  2. Ao se deitar de barriga para cima, coloque um travesseiro embaixo dos joelhos e outro embaixo da cabeça;
  3. Evite dormir de bruços, pois, além de forçar a coluna, dificulta a respiração;
  4. Flexione as pernas para elevar um objeto pesado do chão;
  5. Se preferir  um colchão de espuma, escolha um de acordo com o seu peso e altura;
  6. O travesseiro não deve ser muito fino nem muito macio, para não alterar a curvatura da coluna; o ideal é que seja da altura entre a cabeça e o ombro;
  7. Ao ficar de pé, contraia os músculos da barriga e das nádegas periodicamente. Essa é uma técnica de relaxamento da coluna que pode aliviar dores;
  8. Ao trabalhar em frente a uma mesa ou digitando no computador, mantenha as costas retas, apoiadas no encosto da cadeira, e mantenha as pernas debaixo da mesa, evitando cruzá-las;
  9. Não carregue mochilas ou sacolas com o peso de um só lado. A mochila deverá ser apoiada nos dois ombros e as sacolas, divididas nas duas mãos;
  10. Evite trabalhar com o tronco totalmente inclinado durante as atividades domésticas.

 

Sobre

O Dr. Lourimar Tolêdo é ortopedista membro da Sociedade Brasileira de Coluna e atua no Ráquis Instituto da Coluna. Ele realiza cirurgias complexas e de grande porte para o tratamento de deformidades, fraturas e tumores vertebrais, além de intervenções minimamente invasivas, indicadas para alterações que causam dor e incapacidade física.

Dedicado também à educação médica, coordena a residência médica e, há mais de 10 anos, é responsável pelo serviço de cirurgia de coluna do Hospital Meridional Serra. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Society of Lateral Access Surgery (Solas), Society for Minimally Invasive Spine Surgery (SMISS) e North American Spine Society (NASS).