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Como o marketing leva produtos e serviços ao sucesso

Como o marketing leva produtos e serviços ao sucesso

O marketing evoluiu muito nos últimos anos, principalmente impulsionado pela transformação tecnológica.

Até bem pouco tempo, as campanhas eram concentradas única e exclusivamente no produto, tecendo, dessa forma, mil e uma vantagens sobre ele. E hoje? Como o marketing leva produtos e serviços ao sucesso?

De fato, a transformação digital bateu à nossa porta mudando tudo. Dessa forma, a abordagem mais humana e personalizada passou a ser considerada a ideal.

Quem não se adapta às novas expectativas do mercado e, principalmente, às exigências do novo consumidor, corre um grande risco de colecionar sucessivos fracassos.

Por que isso acontece?

Porque as pessoas também mudaram!

Ações de marketing tradicional, marcadas por anúncios unilaterais e mensagens centradas no produto, já não são mais eficazes como antes.

Essas táticas funcionavam bem quando o consumidor não tinha muito acesso à informação. Logo, era mais fácil convencê-lo de que um determinado produto ou serviço seria útil a ele.

Como o marketing leva produtos e serviços ao sucesso? Hoje vivemos num mundo conectado, em que dúvidas podem ser sanadas com efetividade e rapidez, usando um mero buscador de internet.

Isso, de certo modo, empoderou os consumidores, que antes de tomarem uma decisão de compra conseguem vasculhar a rede em busca de informações, avaliações e opiniões de outros usuários sobre um determinado produto ou serviço.

E como fica o marketing nisso tudo?

Fica ainda mais forte, pois agora o marketing leva produtos e serviços ao sucesso ao se concentrar no que realmente importa no processo de vendas: olhar o outro com atenção.

Para atender o consumidor que agora exige transparência, autenticidade e relevância nas mensagens que recebe, temos que trabalhar de forma mais efetiva e entender o que ele de fato precisa.

Não basta oferecer uma solução para um cliente que não sabe sequer que tem um problema para ser sanado ou desejo que poderia realizar. O fato é que as pessoas não compram se não estiverem dispostas a isso.

O marketing tradicional muitas vezes não enxerga a pessoa por trás do consumidor, falhando terrivelmente em não estabelecer uma conexão emocional com ele.

Afinal, o que o consumidor quer?

O consumidor atual busca vivenciar experiências personalizadas que ressoem com seus valores e estilo de vida.

Empresas que insistem numa abordagem centrada no produto, sem considerar a individualidade de seus clientes, correm o risco de se tornar irrelevantes.

Por isso, o marketing de conteúdo se tornou uma prática obrigatória para as marcas conversarem com esse consumidor moderno e antenado.

Essa estratégia visa a engajar o público-alvo, oferecendo informações valiosas, entretenimento e inspiração, em vez de simplesmente promover produtos.

Trata-se de uma abordagem que cria uma relação de confiança e de lealdade, e que é fundamental para posicionar a marca como autoridade, referência na área.

É preciso ter em mente que quem ainda insiste em criar campanhas invasivas e que não agregam valor ao consumidor é visto hoje em dia como desatualizado e intrusivo. Sim, porque esse tipo de ação interrompe o que as pessoas estão fazendo nas redes sociais.

De distribuidora a bar de sucesso

Para que falhas assim não se transformem em prejuízo de milhões de reais, o segredo é entender o consumidor como ninguém. Ouça o que ele tem a dizer.

Muitas vezes, no desenvolvimento de uma ideia, uma simples crítica costuma ser mal recebida e até ignorada pela equipe de criação, quando na verdade deveria funcionar como um ponto de análise.

Só para exemplificar, aqui me recordo de uma história que uma amiga minha me contou.

Ela mora num condomínio clube que tem na entrada lojas de diversos ramos: pet shop, salão de beleza, lavanderia, restaurante… Uma delas, em especial, tem uma história muito interessante.

O empreendimento, que vou chamar aqui de Madalena, abriu no bairro como uma distribuidora de bebidas.

Entretanto, por se tratar de um condomínio, a maioria dos clientes eram moradores que queriam um espaço para beber e assistir ao futebol às quartas-feiras, sábados e domingos.

Aos poucos, o dono do Madalena percebeu que ninguém queria comprar engradado de cerveja, e sim sentar numa mesa com a família e beber a cerveja lá no local.

E o que o empresário fez? Ouviu o consumidor!

Ele percebeu que os clientes que frequentavam o Madalena não queriam assistir ao futebol em um bar longe de casa e correr o risco de beber e dirigir, já que muitos desejavam ficar ali nas imediações, e não dentro de um apartamento!

Dessa forma, a razão social do Madalena foi mudada e deixou de ser uma distribuidora de bebidas. Virou um bar para os amantes do futebol, que lota quase todos os dias, com exceção da segunda-feira, dia de folga dos funcionários.

Aos domingos, como o futebol é à tarde, tem até pula-pula para as crianças cujos pais querem tomar uma cerveja, comer um petisco, mas precisam cuidar dos filhos pequenos.

Além disso, o Madalena também tem uma rede social atuante, em que informa as promoções de bebidas, petiscos (de dar água na boca!), os jogos que irão passar no local, os shows (sim, tem música!) e a programação para as crianças. Ou seja, quem vai para o boteco já sabe o que esperar.

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Outros bares vieram depois do Madalena no mesmo condomínio: alguns fecharam, outros prosperaram. Mas nenhum se preocupa tanto em agradar o cliente como ele: na última Copa do Mundo, os televisores foram trocados por aparelhos com imagem 4K.

É apenas um boteco que fica num condomínio… mas ganhou fama na região.

Ou seja, para ter a preferência do consumidor não importa o tamanho de um negócio: ele precisa respeitá-lo, ouvi-lo, criar conexão com as pessoas.

Consumidor deseja ser ouvido

Na internet, os consumidores modernos desejam ser ouvidos e valorizados e, acima de tudo, ver seus problemas resolvidos. Eles participam ativamente de comunidades online, compartilham suas opiniões e esperam que as marcas respondam de maneira ágil e genuína.

O fracasso na promoção de produtos e serviços está intimamente ligado à incapacidade de acompanhar a evolução do comportamento do consumidor e de adotar uma abordagem centrada no cliente.

Sendo assim, o marketing moderno exige uma compreensão profunda das necessidades e desejos dos consumidores. Esta é a chave para acertar nas campanhas, para que elas sejam criativas, relevantes e envolventes.

Sua empresa precisa melhorar o relacionamento com esse consumidor cada vez mais crítico, antenado e bem-informado?

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Um forte abraço, e até breve!

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