https://veracomunicacao.com.br
Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Conexão de histórias de agricultores do ES e de PE gera prêmio para jornalista

Famílias têm em comum a produção de orgânicos e a parceria do Sicoob e de outras cooperativas para impulsionar o negócio

 

O cooperativismo conecta pessoas e também histórias. Que similaridade poderia haver entre as trajetórias de famílias de agricultores que cultivam produtos orgânicos em Estados tão distantes, como o Espírito Santo e Pernambuco? E ainda que atuam em locais com características geográficas muito diferentes: uma no agreste pernambucano e a outra, na Região Serrana capixaba.

Um jornalista capixaba conseguiu estabelecer esse vínculo de uma forma tão encantadora que recebeu um prêmio. Julio Huber decidiu se candidatar para o Primeiro Prêmio de Jornalismo Cooperativista de Pernambuco, promovido pelo Sistema OCB/PE, e elegeu a agricultura orgânica como tema da sua reportagem. Como mora na Região Serrana do ES e conhece bem o agronegócio do Estado, e por ser diretor de duas publicações voltadas para o segmento, viu no tema uma boa possibilidade de classificação.

Produção orgânica

A partir daí, saiu em busca da história nordestina que faria a conexão com a vida da família capixaba. Em sua reportagem “Orgânicos transformam vidas no sertão pernambucano e nas montanhas capixabas”, ele conta como produtores rurais de uma cooperativa do sertão pernambucano conseguiram driblar as condições climáticas da região para propiciar uma produção próspera e que está sendo comercializada em três Estados.

Por meio da Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar Orgânica Agroecológica (Coopcafa), os cooperados adquirem soluções para produzir frutas e produtos orgânicos por meio de fazendas agroecológicas e de comercializar os itens com condições vantajosas.

No Espírito Santo, Huber entrevistou associados à Cooperativa de Empreendedores Rurais de Domingos Martins (Coopram) que, além de cultivarem café e outros produtos de forma orgânica, também realizam a comercialização por meio de site e aplicativo, com entrega em domicílio.

Parceria com o Sicoob

Outro ponto de confluência entre as duas histórias é a oferta de recursos para investir e para gerenciar os negócios no Sicoob. A instituição financeira cooperativa se firmou como grande parceiro do agronegócio tanto em Pernambuco quanto no Espírito Santo. No Estado capixaba, a carteira de crédito do Sicoob ES já ultrapassou R$ 1 bilhão.

“As duas realidades, mesmo distantes, são parecidas. Isso se dá principalmente pelo apoio das cooperativas, agrícolas e de crédito, que existem no Espírito Santo e também em Pernambuco”, explica Julio Huber.

Essas histórias, contadas de forma bem abrangente na revista Negócio Rural, levaram ao primeiro lugar na categoria Jornalismo Impresso e em mídias digitais do prêmio. O anúncio dos vencedores foi realizado na última quinta-feira (30), em live transmitida pelo YouTube.

“A comunicação é o que existe de mais importante na vida das pessoas. Portanto, este prêmio é uma dádiva para a comunicação entre nós, do movimento cooperativista, uma forma de ampliar a divulgação da atuação positiva de nossas instituições para a sociedade”, ressaltou o presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira.