O elevado percentual de associados inativos vem causando grande preocupação para as cooperativas brasileiras.
Isso significa que essas pessoas pararam de usar os produtos e serviços das próprias empresas por algum motivo, provavelmente porque encontraram opções mais atraentes na concorrência. Algumas nunca chegaram a fazer negócios com a cooperativa à qual são vinculadas.
E qual é a causa desse desinteresse? A principal, sem dúvida, é a falta de comunicação, ou a realização de contatos de forma inadequada e sem planejamento. Em resumo: o time deixou que o vínculo enfraquecesse.
Veja o passo a passo de como recuperar a conexão com essas pessoas e reativar a geração de negócios com a cooperativa:
1 – FAÇA UMA LISTA COM OS SEUS CLIENTES INATIVOS
De maneira geral, os clientes inativos são aqueles que não mantêm contato e não realizam novas compras por um período consecutivo de seis meses.
Relacione essas pessoas em grupos, seguindo alguns critérios, como perfil do cliente, possíveis demandas, soluções que a cooperativa pode entregar e outras informações que o ajudarem a identificar as reais necessidades do cooperado e a forma como a cooperativa pode resolvê-las.
2 – DESCUBRA A CAUSA DO AFASTAMENTO
Envie para os inativos um questionário com até cinco perguntas claras e objetivas para identificar as razões que levaram o associado a preferir a concorrência.
3 – ELABORE UM PLANO DE AÇÃO
Inclua entre as medidas que serão adotadas uma sequência de contatos a serem estabelecidos com essas pessoas sem atividade.
4 – CRIE CAMPANHAS PARA RECUPERAR OS INATIVOS
Como você irá convencer o cooperado a voltar a fazer negócios? Será oferecida alguma vantagem ou desconto? Para recuperar clientes inativos você precisa de atrativos e de uma campanha para divulgá-los. Uma boa alternativa é usar o marketing digital, que possibilita uma alta segmentação na criação de campanhas.
5 – FAÇA OFERTAS DIRECIONADAS
Recuperar clientes inativos é mais barato do que adquirir novos, mas o esforço colocado nesta empreitada não pode ser poupado. As ofertas devem ser personalizadas e atender as necessidades reais do cooperado.
Adotou todas as providências? Faça um monitoramento dos seus resultados e crie um programa de pós-venda para quem for recuperado.
O importante é que o cliente inativo se sinta estimulado para voltar a comprar da sua empresa.
Hora de colocar as dicas em prática! Comece a aplicá-las agora mesmo e me fale sobre os seus resultados!