fbpx
Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Cooperativa realiza ação socioambiental para manter praias limpas, em Linhares

Lixeiras ecológicas serão instaladas no balneário de Linhares, bem como haverá distribuição de lixeiras para carros durante o Carnaval

O Sicoob Leste Capixaba vai realizar, durante o Carnaval, uma ação cidadã com objetivo de despertar a população de Linhares e região para a importância da preservação ambiental por meio da limpeza da praia, cuidado com o lixo produzido, bem como com a reciclagem. 

O trabalho é desenvolvido por meio do Projeto Despertar, uma parceria que também reúne a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Linhares e com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Linhares (Acarli).

Serão instaladas lixeiras ecológicas na avenida Principal e na orla de Pontal do Ipiranga, além de outdoor na entrada do balneário e distribuição de lixeiras para carros nas barreiras sanitárias realizadas durante o período do Carnaval. O slogan da campanha é “Praia boa é praia limpa”.

Compromisso

“Cuidar do meio ambiente é fundamental para preservar a saúde do planeta e de todos que nele habitam. Esse projeto está conectado ao 7º princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade. Por isso, o Sicoob se orgulha em propor essa reflexão à comunidade linharense”, afirma a diretora operacional do Sicoob Leste Capixaba, Michelle Sabaini Calmon Manzoli.

Ela destaca que a ação pretende estimular o pensamento crítico, reforçando que a preservação do meio ambiente é dever de todas as pessoas.

Apoio à associação

O Projeto Despertar apoia ainda a Associação de Catadores, através da doação de bolsas, equipamentos e outros materiais necessários.

“Incentivar a adoção de práticas mais sustentáveis é responsabilidade de toda a população. Isso contribui para a redução dos danos ambientais e para um compromisso com a vida. Não há sustentabilidade sem um esforço coletivo, precisamos urgentemente repensar nossos valores e comportamentos em relação ao meio ambiente”, destaca a chefe do Departamento de Educação Ambiental da Prefeitura de Linhares, Aline Fernandes.

Sobre o Sicoob 

O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, por meio do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). 

Com operação no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e na Bahia, o Sicoob ES tem mais de 400 mil associados. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas. O sistema atua em todo o Brasil, com 3,4 mil unidades, e atende 5 milhões de associados.