As cooperativas enfrentam a concorrência todos os dias, transformando esse desafio em uma oportunidade para fortalecer a identidade e os laços emocionais com as pessoas. Dessa forma, elas crescem e fecham mais negócios.
A concorrência existe desde que o mundo é mundo, e não é por causa dela que a sua cooperativa deve ter uma atitude acanhada no mercado. Pelo contrário!
Nos meus cursos e palestras, sempre me perguntam: Vera, como as cooperativas podem se destacar entre os concorrentes? A resposta é simples: mostrando o que elas têm de melhor, de genuíno!
O cooperativismo tem princípios e valores únicos, que muitas vezes a iniciativa privada não consegue desenvolver. Por exemplo, a atuação voltada para o desenvolvimento da comunidade e o trabalho consistente de responsabilidade social e sustentabilidade.
Práticas sustentáveis
Uma pesquisa realizada no ano passado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) mostrou que 95% dos brasileiros dão prioridade para produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis.
Além disso, o estudo apontou que 64% dos consumidores já deixaram de comprar uma marca ou frequentar um estabelecimento ao saber que a empresa ou seus funcionários não tiveram um comportamento ético.
Assim sendo, isso mostra que as pessoas estão atentas ao que levam para casa e não aceitam ser maltratadas ou desrespeitadas em seus direitos e convicções durante a jornada de compra.
Então, temos um ambiente muito favorável ao cooperativismo, certo? Sim! Mas percebo que, muitas vezes, as cooperativas não conseguem expressar seus valores e princípios com clareza para que a sociedade os compreenda.
É neste ponto que o marketing e a comunicação se tornam fundamentais para conectar cooperados, clientes e cooperativas, e se destacar diante da concorrência.
Isso não é um trabalho que deve ser feito às pressas, sem planejamento. Pelo contrário!
Marketing exige planejamento, criação de estratégias e campanhas com linguagem ajustada de acordo com a persona da organização.
Estratégias para enfrentar a concorrência
1. Inovação para crescer
Cooperativas devem, primeiramente, estar sempre atentas às mudanças no mercado e nas necessidades dos cooperados, buscando formas de oferecer serviços mais eficientes, inovadores e alinhados com as expectativas do público-alvo.
2. Investimento em relacionamento
Criar laços emocionais sólidos e duradouros é essencial para a fidelização e satisfação dos cooperados. Dessa forma, ofereça atendimento personalizado, mantenha uma comunicação transparente e receba feedbacks e sugestões por canais diretos com o consumidor.
3. Transparência na comunicação
Manter os cooperados informados sobre as atividades, resultados e decisões da cooperativa, de forma clara e objetiva, contribui para a construção de uma relação de confiança e respeito mútuo. Envie e-mails, WhatsApp ou ofereça alternativas para conversar de forma contínua com o consumidor.
5. Promoção de ações sociais
Cooperativas podem se diferenciar no mercado por meio do engajamento com a comunidade. Mostre compromisso com questões sociais e ambientais, com o intuito de atrair e fidelizar cooperados, como seminários educativos, campanhas segmentadas e convocação de voluntários para atuarem em iniciativas da organização.
6. Valores e propósito claros
As cooperativas são orientadas de fato para o bem-estar das pessoas. Essa clareza de propósito e valores ressoa com um número crescente de consumidores que valorizam a responsabilidade social e ambiental, a partir de eventos solidários para ajudar a quem precisa ou iniciativas como editais para projetos sociais.
7. Embaixadores de marca
Diferentemente das empresas, nas cooperativas, os associados são donos do negócio. Portanto, existe ampla possibilidade para se criar um alto nível de engajamento e lealdade entre os cooperados que, bem orientados e informados, podem se tornar embaixadores da marca, promovendo produtos e serviços de forma orgânica, ou seja, natural, que não é feita mediante pagamento.
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O medo da concorrência pode ser um estímulo para a inovação, o relacionamento próximo com os cooperados, a excelência no atendimento, a transparência na comunicação e o engajamento com a comunidade.
Dessa forma, um importante ponto de partida para o desenvolvimento de um trabalho de marketing bem feito e que pode alavancar os negócios e tornar a marca mais forte no mercado.
O time da sua cooperativa precisa melhorar o relacionamento com os cooperados para enfrentar a concorrência e garantir o sucesso sustentável da organização a longo prazo?
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Um forte abraço, e até breve!
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