fbpx
Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Crédito rural e oportunidades do campo em debate nesta sexta-feira (26)

Instituições como o Sicoob ES fazem a diferença para a geração de bons resultados pelos empreendedores do agronegócio

 

Quem atua no campo sabe que recursos financeiros são de extrema importância para que haja investimento e crescimento dos negócios. Porém, grande parte dos empreendedores rurais esbarra em obstáculos que dificultam o acesso a linhas de crédito que podem fazer a diferença no impulso de empresas e na geração de oportunidades.

Por isso, instituições que facilitam esse acesso se destacam por contribuir para a evolução do agronegócio no Estado e no País. Este assunto esteve em debate nesta sexta-feira (26) durante o painel “O sistema financeiro como alavanca para os bons resultados da Agroindústria”, em que o diretor-executivo do Sicoob ES, Nailson Dalla Bernadina, falou sobre as soluções da instituição financeira cooperativa para os empresários do campo. Quem também participa do painel é Munir Abud, diretor Presidente Bandes, e Tiago Pessotti, Estrategista-chefe da APX Invest, mediador do encontro.

A rodada de debate compõe o 1º Encontro Agro Business, projeto da Rede Vitória realizado em Linhares. O evento, que dura é presencial e também tem transmissão ao vivo pelo YouTube, pelo canal youtube.com/c/FolhaVitoriaOficial.

Incentivo ao agro

No Espírito Santo, o Sicoob ES é uma das instituições que mais libera crédito rural, em operações que envolvem custeio, investimento, comercialização e industrialização. De janeiro a setembro de 2021, foram R$ 412 milhões liberados em 3,4 mil contratos em todo o Estado, um crescimento de 42% em relação ao volume liberado no mesmo período do ano passado.

“O incentivo ao setor do agronegócio é essencial para o desenvolvimento socioeconômico local, pois é um dos mais representativos para o Produto Interno Bruto do País. O ganho é para toda a sociedade”, destaca Nailson Dalla Bernadina.

Além de dispor de linhas próprias, o Sicoob ES repassa recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). A instituição trabalha com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Sobre o Sicoob

O Sicoob é uma instituição financeira cooperativa que tem cerca de 5,2 milhões de cooperados, e está presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.

Oferece todos os serviços tipicamente bancários, como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, pagamentos por cartão de crédito e débito e pagamentos online, e é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios.

É formado por aproximadamente 366 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 3.523 pontos de atendimento em 1.934 cidades brasileiras.

Com operação no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e na Bahia, o Sicoob ES tem mais de 470 mil associados. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas. Acesse www.sicoobes.com.br para mais informações.