Entender o cliente é mais do que um diagnóstico: trata-se de uma poderosa estratégia de vendas. Isso porque o consumidor contemporâneo não lembra em nada aquela pessoa que entrava em uma loja desinformada, sem saber ao certo o que queria.
O “novo” cliente é bem informado e tem um elevado nível de exigência, o que o leva a refletir sobre a real necessidade de abrir a carteira. Esta é a razão pela qual o vendedor não pode mais ter aquele perfil do passado, quando se aprendia o básico e se esperava o comprador atrás do balcão.
Antes de oferecer produtos ou serviços, é necessário mapear esse cliente. Procure descobrir:
• Ele é pessoa física ou jurídica?
• O que ele compra e onde faz isso?
• Por que ele compra?
• Quais são seus anseios e necessidades?
• Qual é a sua situação financeira?
• Com que frequência faz suas compras?
• Que tipo de consumidor ele é (realiza compras online ou em lojas físicas)?
Cooperativas podem fazer isso também utilizando seus canais de atendimento, como e-mail, WhatsApp, e site, por exemplo.
Esses questionários podem ser utilizados para várias funções, como:
Descobrir a persona do negócio (o cliente ideal)
Saber como foi a experiência de compra dele com a cooperativa
Verificar se ele voltaria a comprar de novo com a instituição.
O que sua cooperativa ganha?
Diferenciação dos concorrentes;
Mais fechamentos de negócios;
Crescimento;
Redução de custos.
Crie encantamento
Por mais incríveis que sejam os produtos ou serviços à venda, as cooperativas só conseguirão fechar negócios vantajosos quando souberem falar diretamente para o seu cooperado e mostrar os seus diferenciais.