fbpx
Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Especialista derruba mitos sobre cirurgias de coluna

Dr Lourimar Tolêdo explica principais dúvidas sobre procedimentos para tratar problemas como a escoliose

 

Está com um problema sério de coluna e tem medo de ter de passar por um procedimento cirúrgico? Por conta dos avanços na medicina, é possível que ela seja realizada até com o uso de câmeras.

Com as técnicas modernas das cirurgias minimamente invasivas, os pacientes têm uma rápida recuperação, período de internação reduzido e retorno às atividades diárias em menor tempo do que o habitual.

Há mitos que ainda cercam as cirurgias de coluna. Um deles é que o procedimento é agressivo. O doutor Lourimar Tolêdo, ortopedista do Ráquis Instituto da Coluna, explica que, atualmente, nos procedimentos não é preciso tratar o paciente com total abertura do local e ainda há mais precisão em cortes de até um centímetro, o que minimiza ao máximo os riscos.

Tratamento não cirúrgico

O especialista também desmitifica o fato de que a hérnia de disco precisa ser tratada cirurgicamente. “Isso é uma informação falsa. Em cerca de 90% dos casos, é possível se recuperar apenas com fisioterapia e medicamentos para dor. Basta procurar um especialista para garantir um tratamento não invasivo e recuperação rápida”, disse o especialista em cirurgia da coluna.

Outra “fake new” é que são necessários vários meses de recuperação após a cirurgia da coluna. O especialista pondera que, com as técnicas modernas, o pós-cirúrgico é leve e rápido. “O normal é que o paciente saia do hospital andando, muitas vezes no mesmo dia da cirurgia. São técnicas modernas e eficazes que garantem um procedimento minimamente invasivo eficiente e sem gerar problemas para o paciente. Em pouco tempo, ele já pode retomar a sua rotina”, pondera.

Lourimar Tolêdo reforça que o diagnóstico precisa ser precoce e que as pessoas busquem atendimento médico em caso de qualquer dor na coluna. “Usamos todas as técnicas modernas realizadas no mundo e comprovadas na literatura médica vigente, garantindo o bem-estar deles e o sucesso nos tratamentos”.

Sobre

O Dr. Lourimar Tolêdo é ortopedista membro da Sociedade Brasileira de Coluna e atua no Ráquis Instituto da Coluna. Ele realiza cirurgias complexas e de grande porte para o tratamento de deformidades, fraturas e tumores vertebrais, além de intervenções minimamente invasivas, indicadas para alterações que causam dor e incapacidade física.

Dedicado também à educação médica, coordena a residência médica e, há mais de 10 anos, é responsável pelo serviço de cirurgia de coluna do Hospital Meridional Serra. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Society of Lateral Access Surgery (Solas), Society for Minimally Invasive Spine Surgery (SMISS) e North American Spine Society (NASS).