Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Advogado sente dores de cabeça e descobre tumor no cérebro

De acordo com especialista, o incômodo não pode ser ignorado

Sentir dor de cabeça pode parecer algo inofensivo, mas foi assim que o advogado Bruno Sena Cantão, 22, suspeitou de que havia algo de errado com a saúde. Ele estava fazendo intercâmbio nos Estados Unidos, quando decidiu interromper a viagem e retornar ao Brasil para tentar localizar a causa do problema. Foi assim que Bruno descobriu um tumor no crânio.

De acordo com Anne Karina Kiister Leon, rádio-oncologista do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), é necessário ficar atento aos sinais que o corpo dá. “Cansaço físico, fadiga e dor de cabeça são sintomas comuns deste problema, mas que exigem a atenção e a avaliação de um profissional especializado”, afirma a médica.

No caso de Bruno, foi necessário realizar uma cirurgia para a retirada do tumor. Após o procedimento, ele deu início à radioterapia, que concluiu há duas semanas. Apesar da preocupação sentida pelo advogado, hoje ele se sente melhor. “Me sinto esperançoso quanto ao futuro e à minha recuperação total”, diz.

Prevenção

Anne Karina Kiister Leon reforça que o tipo de câncer que acometeu Bruno é mais comum em crianças. “É fundamental que os pais deem atenção quando os filhos se queixarem constantemente de desconfortos e de dores, não só na região da cabeça como em qualquer outra parte do corpo. Uma avaliação com o pediatra é o primeiro passo para descobrir a origem das reclamações”, explica.

Para evitar a doença, a rádio-oncologista recomenda uma dieta balanceada, rica em proteínas e minerais, e cuidado durante a exposição solar.

 

Matéria veiculada na TV Tribuna. Clique aqui para conferir.