Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Água e nutrientes fazem a diferença para a qualidade do café conilon durante o período de floração da planta

Melhoria na qualidade de produção e aumento da produtividade, além da redução de riscos decorrentes das condições climáticas, são algumas das vantagens das tecnologias de irrigação no café conilon.

“No entanto, para os produtores colherem bons resultados, devem ser adotadas técnicas de modo racional e criterioso. Grande parte da região que cultiva essa espécie tem como característica natural, invernos amenos e secos. Portanto, a ocorrência do déficit hídrico na fase que antecede o início da floração é bastante comum e pode comprometer a produtividade da cultura”, destaca o engenheiro agrônomo Elídio Torezani, diretor da Hydra Irrigações.

Lavouras de café conilon localizadas em áreas de baixas altitudes, temperaturas elevadas, com solos de baixa fertilidade e que sofrem constantemente com problemas de baixa oferta de água precisam de uma adubação equilibrada e correto manejo de água para melhoria da produtividade e da qualidade do produto.

Nutrientes no momento certo

Entre os sistemas de irrigação comumente empregados na cafeicultura, está o gotejamento.

“A irrigação por gotejamento vem se destacando, não somente pelo aumento expressivo de produtividade que alcança, mas também pela possibilidade de se fazer a nutrição das plantas através de um novo conceito de fertirrigação: a nutrirrigação. Trata-se de uma metodologia de nutrição em que se disponibiliza o nutriente que a planta necessita em seu momento fisiológico correto, respeitando a disponibilidade desses no ambiente radicular, junto com a água da irrigação”, explica Torezani.

“Diferentemente do café arábica, no conilon a irrigação deve ser mantida durante as fases de florada e frutificação. É muito importante contar com um bom projeto de irrigação, com equipamentos de boa qualidade e tecnologia, para aumentar a produtividade e a qualidade do café”, afirma o engenheiro agrônomo.

Sobre a Hydra

A Hydra Irrigações é uma das empresas detentoras da tecnologia mais avançada no segmento em nível nacional.

Pioneira na aplicação de conhecimento e de técnicas para priorizar a economia de água na irrigação no País, a empresa, com sede em Linhares (ES), tem experiência de quase três décadas de atuação e pesquisa para associar em seus projetos critérios agronômicos rigorosos a equipamentos de ponta. O objetivo é promover alta performance de todos os recursos, considerando as necessidades e especificidades de cada cliente.