Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Altura da pia do banheiro e da tábua de passar, tipo de colchão da cama e de varal podem influenciar a saúde da sua coluna

Veja como escolher e instalar móveis e itens domésticos para evitar dores nas costas

Na hora de construir ou decorar a casa, você deve ter levado em consideração a quantidade de pessoas que morariam nela, o espaço que gostaria de ter na sala, a sua cor preferida, assim como o estilo dos móveis e outras questões.

Esses detalhes são importantes para garantir o conforto e dar identidade ao ambiente, mas também podem beneficiar ou prejudicar a saúde dos moradores.

Segundo o cirurgião de coluna Lourimar Tolêdo, do Hospital Metropolitano, uma parte do corpo diretamente atingida pelas escolhas que fazemos para o lar são as costas.

“Se a pia do banheiro é baixa demais, as pessoas precisarão inclinar totalmente o tronco sempre que forem escovar os dentes, ou seja, terão um mau hábito influenciado por um erro de instalação. O correto é que ela esteja na altura do nosso umbigo”, exemplifica o médico.

Da mesma forma, o tipo de colchão e a altura do travesseiro podem promover boas ou más noites de sono e dias sem reclamações ou com dores na cervical e na lombar.

Veja abaixo sete dicas de como deixar a casa a favor da sua coluna

– Pias do banheiro e da cozinha
Instale as pias, de preferência, alinhadas com o seu umbigo, para que não necessite inclinar totalmente o tronco enquanto escova os dentes ou lava a louça.

– Tábua de passar roupa
Siga o mesmo padrão de altura da pia ao comprar a tábua.

– Colchão
Escolha um colchão confortável. Não pode ser muito mole, porque desalinha completamente a coluna, propiciando dores. Também não é indicado ser duro demais, pois pode cansar a musculatura, provocando dores nos ombros, nos quadris e nas articulações.

– Travesseiro
Observe um pequeno detalhe anatômico na hora de escolher o companheiro de sono: se tem altura suficiente para preencher o espaço entre a sua cabeça e o ombro, mantendo-a alinhada com a coluna.

– Computador e notebook
Embora esteja caindo em desuso, o computador de mesa ainda está no lar de muitas famílias. Se for o seu caso, posicione o teclado sobre a escrivaninha de forma que, ao digitar, os ombros permaneçam alinhados e os braços fiquem próximos ao corpo. Já o monitor deve estar na altura dos olhos, para deixar a cabeça sempre ereta.

Mas, se usa notebook, é recomendável colocá-lo na mesa sobre um suporte ergonômico, para ficar mais alto. Além disso, conectá-lo a teclado e mouse externos.

– Cadeira
Prefira aquela que, além de ter braços para apoiar os cotovelos e niveladores para ajustá-la de acordo com a necessidade, cobre boa parte das costas, incluindo os ombros.

– Varal
Quando for instalar o varal, deixe-o o mais baixo possível. Assim vai evitar um estiramento da coluna. Uma opção é usar varal de chão.