Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Arraiá e descontração durante o tratamento de câncer

Confraternização em clínica de radioterapia entre equipe médica e pacientes ocorre nesta segunda-feira e conta com comidas típicas

O Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), na Serra, realiza nesta segunda-feira (12), desde às 7h, o seu arraiá julino. Pessoas em tratamento de câncer e funcionários se confraternizam e desfrutam de uma mesa recheada de delícias típicas, como pé de moleque, paçoca, cocada e pipoca.

“É um momento de humanização. Nosso objetivo é deixar o tratamento mais leve para os nossos pacientes”, afirma a enfermeira Naiara Vidoto.

Em função da pandemia, todos os protocolos de segurança e distanciamento estão sendo respeitados.

“O nosso objetivo é trazer uma descontração maior num momento difícil que todos vivem, que é o tratamento do câncer”, afirma o médico radioterapeuta e diretor clínico do IRV, Carlos Rebello.

Essa interação acontece entre pacientes, acompanhantes e colaboradores, além de ser um momento especial de alegria. Até o acelerador linear, onde o tratamento radioterápico é realizado, está decorado com bandeirinhas.

A médica radioterapeuta Lorraine Juri explica que iniciativas como esta propiciam que a equipe multidisciplinar desenvolva ações terapêuticas de forma mais humana, considerando o paciente de câncer como um ser individualizado e de características próprias, sejam elas físicas e/ou emocionais, melhorando a eficácia do tratamento utilizado.

“O arraiá do IRV assim como outras confraternizações na clínica são chamadas de humanização durante o tratamento oncológico. Isso permite criar uma relação mais próxima e global da equipe multiprofissional com o paciente, encontrando soluções para problemas que impactam negativamente na qualidade de vida”, afirma a especialista.

Sobre o IRV

Fundado em 2005, o Instituto de Radioterapia Vitória (IRV) é a única clínica privada do Espírito Santo para o tratamento de câncer por meio deste serviço. Funciona nas dependências do Vitória Apart Hospital, na Serra, com tecnologia de ponta e equipe altamente qualificada que tem como filosofia de trabalho o acolhimento dos pacientes.

O IRV tem convênio com os maiores planos de saúde do Espírito Santo, como Unimed, Samp, São Bernardo, Bradesco Saúde, MedSênior, Pasa/Vale, ArcelorMittal, Petrobras, Cassi (BB), Saúde Caixa, Banescaixa, Amil, entre outros.