Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Bolsas feitas com materiais mais leves do que o couro são aliadas das mulheres que têm dor na coluna

As mulheres trabalham, estudam e, geralmente, ainda cuidam da casa.

As mulheres trabalham, estudam e, geralmente, ainda cuidam da casa. E no deslocamento entre um lugar e outro lá está a bolsa, quase sempre pesada, sendo carregada em um dos ombros.

Uma opção para amenizar esses problemas são as bolsas de nylon, que surgiram como tendência na moda nos últimos anos, e estão cada vez mais sofisticadas para atender a uma demanda por materiais mais leves do que o couro. Até a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, aderiu à ideia. No mercado há marcas famosas como a Uncle K e a Kipling com coleções arrojadas com esse material.

Segundo o cirurgião de coluna Lourimar Tolêdo, responsável pelo Serviço de Cirurgia da Coluna da Equipe de Ortopedia do Hospital Metropolitano, localizado na Serra, as bolsas pesadas são um dos motivos das dores nas costas em mulheres. “A bolsa pesada e carregada sempre em um ombro só deixa a pessoa torta e aumenta o risco de desenvolver hérnias de disco e desvios laterais”, adverte.

O ideal é que o peso do acessório não ultrapasse 5% do peso da pessoa. Por exemplo, se a mulher pesa 60 kg, o total da bolsa deve ter, no máximo, 3 kg. “Músculos, articulações, nervos e tendões são prejudicados pelo excesso de peso, causando dores e inflamações que só tendem a se tornar mais severas ao longo do tempo”, explica Lourimar.

Confira abaixo algumas dicas que podem melhorar a relação entre a sua bolsa e a sua coluna

Prefira bolsas de materiais mais leves

Nylon e lona são exemplos de matérias-primas mais leves do que o couro, e que ajudarão a amenizar o peso total do acessório. Opte também por aqueles de alças mais grossas e não muito longas, pois distribuem o peso por uma área maior.

Enfeites como tachinhas metálicas, divisórias e zíperes grandes fazem a bolsa pesar ainda mais. Por isso, modelos mais “limpos” são boas opções.

Carregue menos objetos

Reveja o que é necessário para o seu dia. Carteira, sombrinha, chaves, perfume, maquiagem, papéis, itens de higiene pessoal, agendas e uma infinidade de outros objetos podem estar na bolsa sem necessidade.

Use a bolsa na transversal

A forma de carregar a bolsa também influencia na saúde da sua coluna. Usá-la na transversal, por exemplo, distribui melhor o peso sobre o corpo. Mas, se o modelo só permite ser carregado em um dos ombros, reveze-os.