Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Casos de inovação do Sicoob ES ganham relevância nacional

Cooperativa capixaba foi além dos produtos e serviços financeiros para atender os cooperados com mais eficiência

 

Os novos projetos desenvolvidos pelo Sicoob ES, nos últimos anos, estão em evidência no Cri8 Digital, maior evento de inovação no cooperativismo do País, realizado nesta semana.

Entre as soluções mais recentes está a criação do espaço de inovação Ângulo Hub, na sede da instituição financeira cooperativa capixaba. A analista de Inovação e Processos Brunella Campanharo destaca que o ambiente propiciou o desenvolvimento de produtos como o Faça Acontecer, ampliando a oferta de crédito para estudantes do ensino superior.

Novos negócios

Outro destaque é o Lounge Findes Sicoob, que funciona como uma agência para a geração de negócios.

Brunella Campanharo também ressalta que a cooperativa apoiou, recentemente, o projeto Conta Café, que funciona como uma plataforma de negócios para a troca de café por insumos. “Dessa forma, os produtores conseguem investir na produção do grão usando o próprio produto para o financiamento. Nesse processo, o Sicoob pode atuar na antecipação dos recursos para os associados”, explica a analista.

Energia compartilhada

A criação da cooperativa de plataforma Ciclos e as parcerias com startups, também ganham notoriedade no Cri8 Digital.

O coordenador da cooperativa de plataforma incentivada pelo Sicoob ES, Gustavo Bernardes, explica que entre os benefícios para os cooperados estão o acesso à energia elétrica com custos mais baixos e produzida de forma sustentável. “Além disso, trabalhamos com planos de telefonia personalizados para atender as reais necessidades dos usuários”, afirma.

Além dessas iniciativas, as empresas MindTec e CleanClic (parceiras do Sicoob ES) também integram o rol de casos apresentados no evento de inovação. As startups são representadas por Éder Lemke e Victor Romero, respectivamente.

O Cri8 Digital (cri8.com.br), com o tema “Intercooperação: por que não começar pela inovação?”, está sendo realizado até esta quinta-feira (24), com transmissão gratuita pelo Youtube.

Sobre o Sicoob 

O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, por meio do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). 

Com operação no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o Sicoob ES tem mais de 365 mil associados. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas. O sistema atua em todo o Brasil, com 3,3 mil unidades, e atende 4,7 milhões de associados.