Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Conflitos prejudicam a longevidade de empresas familiares

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), as empresas familiares são responsáveis por gerar 60% dos empregos formais e representam 62% do PIB brasileiro. Essas empresas também costumam apresentar uma performance melhor do que empresas não familiares. O sócio da Vix Partners, Adriano Salvi, explica que isso ocorre porque as famílias empresárias são mais resilientes e propensas a abrir mão da distribuição de lucros em prol do crescimento do negócio.

Porém, as empresas familiares têm na longevidade o seu grande desafio. Muito poucas conseguem sobreviver por duas ou mais gerações da família. 

Segundo Danielle Quintanilha, consultora da Vix Partners, as empresas de controle familiar enfrentam complicações como os conflitos entre membros da família e dificuldades na sucessão. “Atritos familiares podem impactar diretamente no clima organizacional, o que prejudica o bom funcionamento da empresa”, explica. Além disso, “a falta de preparo dos herdeiros e a inexistência de um plano estruturado de sucessão constituem obstáculos à sustentabilidade da empresa no longo prazo”, conclui Danielle Quintanilha.

Adriano Salvi, consultor da Vix Partners, acredita que falte a muitos gestores a compreensão sobre como separar a família da empresa. “Assuntos relacionados à família e ao convívio dos seus membros precisam ser tratados em fórum específico. Muitas famílias empresárias constituem inclusive um conselho de família, com atribuições de definir os limites entre os interesses familiares e empresariais, contribuir para a criação de um ambiente saudável e propício à administração dos conflitos e planejar a sucessão, dentre outras”, conclui. 

Sobre a Vix Partners 

A Vix Partners é uma empresa altamente capacitada e especializada em negócios familiares. Seu trabalho estratégico e abrangente de Governança Corporativa apoia a melhoria dos processos gerenciais das organizações, contribuindo com seu fortalecimento e sua evolução.

Related Posts

Deixe um comentário