Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Cooperativa investe R$ 3 milhões em responsabilidade social para atender 385 mil pessoas

Sicoob ES apoiou iniciativas para promover o cooperativismo, cidadania, educação financeira, desenvolvimento sustentável e saúde

Nos municípios capixabas de Linhares, Santa Maria de Jetibá e São Gabriel da Palha, 150 estudantes do ensino fundamental estão vivenciando a experiência de aprender o cooperativismo na prática. O conceito consiste na união de pessoas para o alcance de um objetivo em comum.

Crianças e adolescentes realizam atividades como produzir sabonete líquido, biscoitos e palha italiana, engajados nas Cooperativas Mirins, que são empresas cooperativas constituídas e gerenciadas por elas mesmas, com a orientação de seus professores.

Esse é um dos projetos apoiados e coordenados pelo Sicoob ES que, em 2020, investiu R$ 3 milhões em iniciativas de responsabilidade social, divididas em quatro eixos: cooperativismo e empreendedorismo, cidadania financeira, desenvolvimento sustentável e saúde. Os recursos para financiar as ações são provenientes do Fundo de Investimento Social (FIS), composto por 1% das sobras geradas pelas cooperativas do Sicoob ES.

“O investimento total, em 2020, alcançou mais de 385 mil pessoas de diversas idades, em quase todos os municípios em que o Sicoob ES atua. A valorização das pessoas e o interesse pela comunidade estão na nossa essência, e a cada dia temos a oportunidade de confirmar que a cooperação é a força motriz dos empreendimentos organizados”, destaca Sandra Kwak.

Responsabilidade social

“Além dos resultados econômicos e financeiros que as cooperativas geram nas localidades onde atuam, entregamos muitos benefícios sociais, fruto do investimento de recursos, da atuação de lideranças e do trabalho de centenas de voluntários”, explica Sandra Kwak, superintendente institucional do Sicoob ES.

No ano passado, mesmo com as restrições de distanciamento social, a instituição financeira cooperativa realizou mais de 700 ações de desenvolvimento socioambiental.

Educação financeira

Atividades para incentivar a educação financeira para jovens e adultos foram realizadas em 86 cidades do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Estudantes e professores fizeram cursos e adquiriram conhecimentos sobre os benefícios do uso consciente dos recursos, o que proporciona uma vida financeira saudável e contribui para a formação de cidadãos mais responsáveis. Cerca de 100 mil pessoas foram contempladas, em 590 atividades.

Na área de desenvolvimento sustentável, o Sicoob ES apoiou financeiramente o funcionamento de 161 organizações sociais sem fins lucrativos, que promovem o bem coletivo, a preservação do meio ambiente, a justiça social e a qualidade de vida. Essa parceria beneficiou um universo de cerca de 120 mil pessoas, em 68 municípios. 

Detecção de câncer

As ações no eixo de saúde abrangem 60 mobilizações para conscientização e diagnóstico de câncer de mama e de próstata. As iniciativas permitiram que aproximadamente 4 mil mulheres realizassem mamografia e cerca de 3,7 mil homens fizessem exame de PSA.

Sobre o Sicoob

O Sicoob é uma instituição financeira cooperativa que tem cerca de 5 milhões de cooperados e está presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.

Oferece todos os serviços tipicamente bancários, como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, pagamentos por cartão de crédito e débito e pagamentos online, e é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios.

É formado por aproximadamente 370 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 3.480 pontos de atendimento.

Com operação no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e na Bahia, o Sicoob ES tem mais de 400 mil associados. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas. Acesse www.sicoobes.com.br para mais informações.