Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Cooperativa oferece mamografias gratuitas em Linhares

Em evento para mulheres, uma bailarina que enfrentou o câncer também vai contar a sua história de superação

Somente no Espírito Santo, devem ser registrados mais de mil novos casos de câncer de mama até o final de 2019. Em todo o Brasil, serão cerca de 60 mil novos diagnósticos da doença também este ano. Os números são do Instituto
Nacional do Câncer (Inca). Esse é o tumor com maior incidência entre as mulheres depois do câncer de pele não melanoma.

O conhecimento é, sem dúvida, o maior aliado da prevenção e da detecção precoce. Com essa perspectiva, o Sicoob Leste Capixaba realiza, no próximo sábado (23), a partir das 8h, uma manhã voltada para a prevenção e a saúde feminina de modo geral, no bairro Interlagos II, em Linhares. A iniciativa, aberta ao público gratuitamente, faz parte do Projeto Prevenir Mulher, desenvolvido pelo Sicoob em todo o Estado.

Durante o encontro do dia 23, em parceria com o Núcleo de Referência à Saúde da Mulher-Casa Rosa, as mulheres poderão fazer um cadastro em que serão identificadas as que estão no grupo de risco para o câncer de mama (de acordo com a idade e o histórico familiar). Se houver necessidade, haverá encaminhamento para a realização de mamografia gratuita.

Incentivo

No evento, a bailarina Sandra Motta, diagnosticada com câncer de mama em 2017, vai compartilhar um pouco de sua experiência pessoal por meio de uma apresentação de teatro e dança. O espetáculo “Vírgula” conta a história da artista, que se curou e montou o show para incentivar outras pessoas a enfrentarem os momentos difíceis da vida com leveza e bom humor.

O encerramento das atividades na manhã de sábado ficará por conta do cirurgião oncológico Bruno de Ávila Vidigal, que vai levar esclarecimentos sobre a detecção e o tratamento da doença.

Conscientização

Michelle Calmon Manzoli, diretora operacional do Sicoob Leste Capixaba, destaca que o Prevenir Mulher é uma das formas de a cooperativa contribuir para a conscientização sobre a importância de se descobrir o câncer de mama precocemente. “As chances de cura aumentam muito quando a doença é descoberta na fase inicial”, assinala.

A diretora afirma ainda que o Sicoob está sempre preocupado em colaborar para o bem-estar social. “Queremos ajudar de alguma forma a conscientizar as mulheres sobre a necessidade de estar atenta aos primeiros sinais do
problema. Um tratamento eficaz depende muito disso. Contribuir para o bem-estar da sociedade é uma das premissas do cooperativismo”, enfatiza.

Serviço
Projeto Prevenir

Data: sábado, dia 23 de novembro

Horário: a partir das 8h

Local: Ginásio Poliesportivo Leandro Silva Reis, Rua Dom Pedro I, Interlagos II, Linhares

Sobre o Sicoob

O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, pois a instituição garante cobertura de R$ 250 mil por cliente.

Com operação no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o Sicoob ES tem mais de 320 mil associados. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas. O sistema atua em todo o Brasil, com 3 mil unidades, e atende 4,4 milhões de associados.

Deixe um comentário