Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Cooperativas devem inovar a comunicação para conquistar os associados

Em webinar, especialistas falaram sobre novos cenários e desafios no segmento

 

O futuro da comunicação das cooperativas foi tema de debate realizado nesta quinta-feira (21), em evento online promovido pelo portal Mundocoop. Os jornalistas e especialistas em comunicação cooperativa Vera Caser e Luiz Augusto Araújo participaram da conversa mediada pelos diretores do MundoCoop, Luis Cláudio Silva e Douglas Alves.

Entre os assuntos em pauta, foram abordadas as novas necessidades e demandas que permeiam o posicionamento e a comunicação das cooperativas com os cooperados e com a sociedade em geral.

Os participantes destacaram a intercooperação como uma forma de tonar mais dinâmica e eficaz o processo de transmissão da mensagem que a instituição quer passar.

Simplificar

Vera Caser enfatiza que também é preciso simplificar os conteúdos: “As pessoas se identificam com o que elas entendem. Por isso, é preciso tornar fácil a compreensão sobre a atuação e sobre os serviços e produtos da cooperativa”, diz.

A valorização dos associados também é um dos itens que devem estar em evidência no planejamento estratégico. Os cooperados são advogados da marca e os principais atuantes na expansão do negócio e do modelo cooperativismo, segundo os debatedores.

Públicos diferentes

O jornalista Luiz Araújo reforça a importância de formas diferentes com cada público, aproveitando todas as ferramentas e canais disponíveis, com uma linguagem adequada.

Os diretores do MundoCoop, Luis Cláudio e Douglas Alves, ressaltam a construção de um cenário em que a origem de produtos e serviços estão ganhando mais valor pelas pessoas. “Essa mudança de comportamento afeta o consumo e a conquista dos associados”, pontua Luis Cláudio Silva.

Deixe um comentário