Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Empresária de Itarana encontra apoio para seu negócio em cooperativa de crédito

A empreendedora buscou as soluções do Sicoob ES para manter saúde financeira de sua loja de móveis e eletrodomésticos

 

Na pequena cidade de Itarana, no interior do Estado, a pandemia também causou prejuízos para o comércio. E muitos empreendedores chegaram até a perder a esperança de conseguir se recuperar e gerar resultado neste período tão complicado.

Foi o caso da Milena Fiorotti, sócia em uma loja móveis de eletrodomésticos no município. A Galazi & Galazi teve que ficar totalmente fechada por 15 dias, perdendo a rentabilidade e as reservas financeiras. Depois, passou a funcionar parcialmente, com horários restritos.

Como consequência, a loja ficou sem capital giro e não entrava dinheiro nem para pagar as contas do dia a dia, como água, energia elétrica e os salários dos colaboradores. Foi neste momento que a Milena decidiu procurar auxílio em uma instituição financeira.

Aumento da demanda

E foi numa cooperativa de crédito que a empresária conseguiu a solução que precisava. No Sicoob, onde a loja é associada há 14 anos, a Milena recorreu às linhas de crédito criadas para atender os associados neste período de pandemia e à prorrogação do prazo para o empréstimo que já tinha com a cooperativa.

A empresa ainda obteve recursos da linha Pronampe, no total de R$ 35 mil, o que foi essencial para que a atividade da loja voltasse por completo e com todas as condições de atendimento. “Nos últimos meses, nossa demanda aumentou em 50% pois era o período de colheita de café na região. Se não estivéssemos preparados, teríamos perdido uma grande oportunidade”.

Hoje, a empresária comemora a recuperação do capital de giro e a reposição do estoque. “A empresa está muito bem e não dispensamos nenhum funcionário”, destaca Milena Fiorotti.

Pessoas e empresas atendidas

Mais de 35 mil pessoas físicas, micro e pequenos empreendedores já foram atendidos pelo Sicoob ES por meio do pacote de medidas especiais divulgado em março último para auxiliar os associados neste período de pandemia. O montante direcionado às prorrogações, reestruturações de operações de crédito por meio do programa “Sicoob Ao Seu Lado” e demais programas do Governo Federal ultrapassa os R$ 2 bilhões.

Além disso, a instituição financeira cooperativa também passou a atuar com recursos próprios, por meio da linha Prosseguir, para suprir a alta busca por crédito pelos micros e pequenos empreendedores.

Apoio aos cooperados

“Buscamos ajudar milhares de pessoas e de empresas a superarem esse difícil período. Esse compromisso faz parte da nossa linha de ação e do nosso planejamento estratégico de longo prazo. Agora, mais do que nunca, temos de ser parceiros das pessoas e dos negócios”, destaca o diretor-executivo do Sicoob ES, Nailson Dalla Bernadina.

Para facilitar o atendimento no período, foram aperfeiçoados os canais não presenciais (internet banking, app Sicoob, WhatsApp e caixas eletrônicos), que possibilitam a maioria dos atendimentos e contratações pelos cooperados.

Sobre o Sicoob 

O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, por meio do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). 

Com operação no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e na Bahia, o Sicoob ES tem mais de 370 mil associados. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas. O sistema atua em todo o Brasil, com 3,3 mil unidades, e atende 4,7 milhões de associados.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário