Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Equipamento promove economia de recursos e aumento da produtividade na irrigação

A irrigação por gotejamento melhora o desempenho das safras e da rentabilidade do produtor.

Durante esse processo, é fundamental aplicar nas plantas a quantidade exata de água necessária: o excesso de umidade pode causar a proliferação de fungos e de bactérias indesejáveis, a morte das raízes das plantas, e o desperdício de nutrientes e do recurso hídrico, que é escasso e deve ser utilizado de maneira consciente, enquanto a falta de água faz com que as plantas murchem, perdendo a capacidade produtiva, ou até morram.

Tensiômetros

Os tensiômetros facilitam esse processo, pois medem a facilidade com que a água está disponível no solo e avaliam o quanto de esforço as plantas terão de fazer para absorvê-la.  

De acordo com o gerente comercial da Hydra Irrigações, a ferramenta pode ser usada em qualquer tipo de cultura. “Os tensiômetros determinam com exatidão a umidade existente no solo, passando todas as instruções necessárias parea um manejo eficiente”, afirma.

Ainda segundo Abel Fonseca, as informações são disponibilizadas em tempo real e basta que o produtor faça a leitura do aparelho para monitorar as condições do solo e realizar as irrigações no momento e na quantidade certos.

Confira as principais vantagens do uso do tensiômetro:

  • Aumento da produtividade e fortalecimento das culturas;
  • Minimização das perdas;
  • Fácil instalação;
  • Manejo inteligente e pontual;
  • Acompanhamento das informações em tempo real.

Related Posts

Deixe um comentário