Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Estudantes usam teatro de bonecos para aprender sobre educação financeira

Programa Arte de Somar, promovido pelo Sicoob ES, leva noções de educação financeira a alunos do Estado. Pela primeira vez, o projeto será realizado em Cachoeiro de Itapemirim

 

Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo. Com os números e as operações de somar, subtrair, dividir e multiplicar decorando a casinha dos bonecos, o programa Arte de Somar entra em cena para dar noções de controle financeiro de forma lúdica aos estudantes de escolas de sete municípios da Região Sul do Estado e também de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.  

A iniciativa do Sicoob ES ainda tem uma novidade: pela primeira vez será realizada em Cachoeiro de Itapemirim, nos próximos dias 19 e 20 de setembro.

Neste segundo semestre, as apresentações do Projeto Arte de Somar ainda serão feitas em Iúna, Itarana, Mimoso do Sul, Brejetuba, Guaçuí e Muniz Freire (ES) e Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro (confira o calendário abaixo).

No total, cerca de 1.300 alunos, do sexto ao nono anos do ensino fundamental, terão a possibilidade de aprender a importância da educação financeira, como forma de administrar de forma eficiente seus gastos e os da família, para não deixar as contas de casa ficar no vermelho.

Preparação

“As pessoas devem ser educadas desde a infância sobre o valor do dinheiro e o controle de gastos. Existe a necessidade de adotar pequenas ações diariamente para que os sonhos se tornem conquistas. Quando desenvolvemos o programa Arte de Somar, estamos plantando uma semente nos adolescentes, para que o consumo consciente seja praticado e molde suas atitudes futuras. Sem dívidas, a qualidade de vida de toda a família é impactada positivamente”, destaca Sandra Helena Kwak, superintendente do Sicoob ES.

A preparação das futuras gerações para conseguir cuidar bem do próprio dinheiro por meio do Arte de Somar é realizada em quatro etapas. Na primeira, o programa é apresentado para as crianças e jovens das escolas. Na segunda etapa, os estudantes realizam um curso on-line sobre finanças no site do Banco Central. 

Já na terceira etapa, os estudantes participam de uma oficina de teatro de bonecos, onde ensaiam uma peça sobre a gestão financeira eficiente. Por último, fazem uma apresentação utilizando o teatro de bonecos para os colegas de outras turmas e para as famílias, difundindo a mensagem.

Projeto

Na história a ser contada por meio de bonecos, é feita uma analogia entre finanças e meio ambiente, por meio de uma abordagem didática e uma linguagem divertida. A intenção é fazer com que as crianças e os adolescentes, compreendam a importância do controle do dinheiro e dos gastos, como consequência de seus atos, assim como o fruto é resultado da plantação realizada.

“A educação financeira, por meio do teatro, é uma ferramenta atrativa e de fácil entendimento pelos alunos, capaz de despertar para o planejamento das ações de consumo e combater o descontrole nas contas, permitindo que os estudantes tenham dinheiro para realizar seus projetos pessoais no futuro”, observa Sandra Kwak.

 

CALENDÁRIO DO PROGRAMA ARTE DE SOMAR (2º SEMESTRE)

 IÚNA

Local: Escola Viva Henrique Coutinho (Centro)

Oficinas: 10 e 11 de setembro, das 7h30 às 11h30

 

ITARANA

Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Alto Jatibocas

Oficinas: 12 e 13 de setembro, das 7h30 às 11h30

 

GUAÇUÍ

Local: EMEF Deocleciano de Oliveira (Centro)

Oficinas: 17 e 18 de setembro, das 7h30 às 11h30

 

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Local: Escola Fraternidade e Luz (Bairro Sumaré)

Oficinas: 19 e 20 de setembro, das 13h30 às 17h

 

MIMOSO DO SUL

Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Elias Tomasi (Centro)

Oficinas: 24 e 25 de setembro, das 13h30 às 17h

 

CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ)

Local: Externato Crespo

Oficinas: 26 e 27 de setembro, das 13h30 às 17h

 

MUNIZ FREIRE

Local: EEEFM Arquimimo Matos (Piaçu)

Oficinas: 30 de setembro e 1º de outubro, das 13h30 às 17h

 

 

BREJETUBA

Local: EEEFM Leogildo Severiano de Souza (Fazenda Leogildo, zona rural)

Oficinas: 2 e 3 de outubro, das 13h30 às 17h

 

Sobre o Sicoob

O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, pois a instituição garante cobertura de R$ 250 mil por cliente.

Com operação no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o Sicoob ES tem mais de 315 mil associados. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas. O sistema atua em todo o Brasil, com 2,9 mil unidades, e atende 4,4 milhões de associados.

Deixe um comentário