Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Feira de Agronegócios da Cooabriel destaca avanços da tecnologia na irrigação

A transformação digital, que muda processos produtivos de diversos setores e comportamentos das pessoas em todos os lugares, numa velocidade nunca antes registrada, está modificando também a vida no campo. O avanço tecnológico permite monitorar, analisar e automatizar toda a irrigação da fazenda à distância, apenas com alguns cliques no celular. Isso já é realidade no País e propicia grandes vantagens, como o aumento da produtividade e o uso consciente dos recursos naturais, tão escassos.

O engenheiro agrônomo Elídio Torezani, diretor da Hydra Irrigações, vai falar sobre este assunto para empresários e produtores rurais amanhã (10), em palestra na 1ª Feira de Agronegócios da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel).

“Vamos mostrar que as formas de irrigação estão evoluindo. Não adianta mais repetir as técnicas dos antepassados. É preciso utilizar as tecnologias disponíveis. Hoje, há inúmeras maneiras de irrigar a lavoura de forma sustentável, evitando o desperdício e otimizando o uso da água”, destaca Elídio Torezani.

Em sua palestra, o engenheiro agrônomo vai falar sobre as condições do solo, o controle de irrigação, a nutrição da lavoura, a gestão de fazendas, e o gerenciamento do ciclo de máquinas e cultivos.

Evento

Tipo de produção, características do solo, condições climáticas da região e profundidade das raízes da planta no terreno cultivado são algumas das variáveis que devem ser analisadas na hora de definir a forma de irrigação mais adequada à lavoura. Fazendo a escolha certa, é possível garantir um cultivo sustentável, reduzindo o consumo de água e também diminuindo as despesas com mão de obra, energia e insumos.

Elídio Torezani lembra que a Hydra Irrigações tem como missão prestar assistência técnica e agronômica aos clientes, de forma a priorizar o uso racional e sustentável da água, para promover rentabilidade ao produtor rural e ainda proteger os recursos hídricos e o meio ambiente em geral. Para isso, a empresa oferece modernos equipamentos de gotejamento, micro-aspersão, automação, fertirrigação e nutrirrigação. 

A 1ª Feira de Agronegócios Cooabriel está sendo realizada no Parque de Exposições Romeu Joaquim de Souza, em São Gabriel da Palha, município localizado no Noroeste do Espírito Santo. A palestra do engenheiro será iniciada às 10h30.

“Hoje, há equipamentos de irrigação que são capazes de mostrar a quantidade de água de que o solo e as plantas precisam. Também existem sistemas automatizados, que podem ser acionados à distância, por meio de um clique, com o uso de computador, tablet ou celular. São técnicas que o produtor rural poderá conhecer durante a palestra”, afirma Elídio.

O monitoramento inteligente também contribui para a redução de custos, ao evitar falhas de produção, desperdícios de insumos, gastos excessivos com água e energia elétrica, tornando a atividade mais rentável em todos os aspectos, e adaptável a todas as necessidades.

Promovida pela Cooabriel (Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel), a feira, iniciada nesta quinta-feira (8), é voltada para produtores e famílias, pesquisadores e estudantes do agronegócio, fornecedores de insumos e implementos, instituições financeiras e órgãos de fomento.

Sobre a Hydra

A Hydra Irrigações é uma das empresas brasileiras detentoras da tecnologia mais avançada no segmento. Além disso, ela é pioneira na aplicação de conhecimento e de técnicas para priorizar a economia de água para uso em irrigação no país, promovendo a sustentabilidade.

Com uma experiência de quase três décadas de atuação e de pesquisa, a Hydra associa em seus projetos critérios agronômicos rigorosos e equipamentos de ponta.

Deixe um comentário