Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Irrigação adequada proporciona economia de água e melhora a qualidade do café

A escolha do tipo de irrigação mais apropriado à lavoura de conilon associada à aplicação de outras técnicas de manejo pode compensar os investimentos realizados, resultando ainda em economia de água superior a 30%, além de redução do consumo de energia elétrica, fertilizantes e de mão de obra, segundo o engenheiro agrônomo Elídio Torezani.

Para isso, o produtor deve considerar as características do solo, como textura e nutrientes, as condições climáticas da região e a profundidade das raízes da planta naquele ambiente.

“A partir dessas informações, é possível desenvolver um projeto de irrigação sob medida, utilizando uma técnica localizada acrescida de nutrientes, por exemplo, capazes de elevar a produtividade do cafezal e de aprimorar a safra”, afirma.

Torezani destaca ainda que o sabor, a acidez, o amargor e a doçura do grão, atributos considerados na definição da qualidade do café, podem ser influenciados por esses cuidados, o que possibilita ganho em excelência no produto final.

Concurso da Qualidade do Café Conilon 

Em busca da exposição dessa excelência e do estímulo à produção de cafés especiais, está sendo realizado o Concurso da Qualidade do Café Conilon – Linhares Coffee. Para Elídio Torezani, diretor da Hydra Irrigações, uma das empresas que apoiam a iniciativa, o evento promove visibilidade comercial. “O produtor participante fica mais próximo do mercado de cafés de qualidade, gerando oportunidades de negócio”, aponta.

Os dez finalistas, de 54 cafeicultores inscritos e avaliados na primeira etapa – por degustação das amostras, no último dia 26 – receberão a visita de uma comissão técnica que verificará o cumprimento de aspectos sustentáveis nas dimensões econômica, social e ambiental, exigidos no edital, nas propriedades rurais.

Premiação 

Os finalistas receberão certificados de qualidade, e os três primeiros colocados vão ser premiados com valores em dinheiro. A cerimônia de entrega será no dia 30 deste mês.

O Concurso de Qualidade do Café Conilon é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Senar, Robusta Coffee, Nestlé, Sebrae-ES e apoio da Hydra Irrigações, do Sicoob e de outras instituições do segmento de agronegócio.

Sobre a Hydra Irrigações

A Hydra Irrigações é uma das empresas brasileiras detentoras da tecnologia mais avançada no segmento. Pioneira na aplicação de conhecimento e de técnicas para priorizar o uso racional da água no País, utiliza a experiência de quase três décadas de atuação e pesquisa para associar em seus projetos critérios agronômicos rigorosos a equipamentos de ponta. O objetivo é promover alta performance de todos os recursos, considerando as necessidades e especificidades de cada cliente, o que contribui para que ele também se torne referência em sua área de atuação.

A marca Netafim está presente no Espírito Santo e no Sul da Bahia por meio da Hydra, que foi a primeira parceira da empresa israelense no Brasil, fazendo ainda o armazenamento e a distribuição de seus produtos para todo o território nacional, até a sua instalação no País, no ano 2000. Neste momento, a Hydra está expandindo sua área de atuação e já presta serviços em outros Estados, como Tocantins, Mato Grosso, Rondônia e Pará, em empreendimentos onde se faz necessário maior nível de expertise e tecnologia.

Related Posts

Deixe um comentário