Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Mais de 95% dos associados aprovam o Sicoob ES

Qualidade de atendimento é indicador com melhor avaliação em pesquisa realizada pelo Instituto Futura

 

O índice de satisfação entre os associados do Sicoob registrou um desempenho surpreendente na última pesquisa. O levantamento realizado pelo Instituto Futura revelou que 95,21% dos associados (pessoas físicas) estão muito satisfeitos ou satisfeitos com a instituição financeira cooperativa.

A qualidade do atendimento foi o indicador mais bem avaliado, obtendo nota 9,02 na escala de 1 a 10. Outros atributos com ótimos indicadores foram: facilidade de uso do site e do aplicativo (8,86), variedade de serviços via aplicativo (8,74) e segurança nas transações (8,71).

Experiência

A pesquisa também calculou o Índice de Satisfação do Cliente, que ficou acima de 80%, o que indica excelência na avaliação. O reflexo disso é um outro tópico revelado pelo levantamento: 96,5% dos associados responderam que indicariam o Sicoob ES para amigos e familiares.

“Esses dados, tão positivos, confirmam mais uma vez o grau elevado de satisfação do associado em fazer parte da cooperativa. É um incentivo para continuarmos trabalhando incansavelmente para oferecermos uma experiência melhor a cada dia”, afirma o diretor executivo do Sicoob ES, Nailson Dalla Bernadina.

Canais digitais

A cooperativa mapeou entre os entrevistados informações sobre os meios digitais, e a pesquisa comprovou uma mudança de comportamento verificada mundialmente nos últimos anos: o aumento do uso de canais como aplicativo, internet banking ou telefone.

Em 2015, 79,7% dos associados abordados preferiam ser atendidos presencialmente, na agência, e apenas 17,3% por meio dos meios digitais. Outros 2,5% escolheram ambos os atendimentos.

Já na pesquisa atual, o índice de entrevistados que optam pelos canais digitais saltou para 33,6%. Os que disseram preferir o atendimento na cooperativa foram 40,5% e ambas as formas de contato com o Sicoob, 24,1%.

“É um dado muito importante para aperfeiçoamos o nosso atendimento e os nossos serviços. Os associados seguem a tendência da digitalização, mas não abrem mão do contato pessoal e da proximidade, uma característica bastante difundida no cooperativismo”, avalia o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim.

Empresas

Além do ótimo resultado entre as pessoas físicas, o trabalho e o desempenho do Sicoob também são reconhecidos pelos empresários. Na pesquisa, 89,6% disseram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com a cooperativa.

Os atributos mais bem avaliados pelos pequenos empresários são: qualidade do atendimento na agência (90,4%), facilidade de uso do internet banking e aplicativo (90,3%) e qualidade do atendimento do gerente (86,8%).

Os produtos que os clientes PJ mais utilizam do Sicoob são pagamento de contas (69,5%), conta corrente (66,7%), cartão de crédito (45,7%) e cheque especial (34,3%). O que também chama a atenção desses associados são os horários bancários mais acessíveis (39,1%), a qualidade do atendimento (34,5%) e as vantagens oferecidas pela instituição (33,3%).

“A conquista da satisfação e da confiança dos associados coroa uma trajetória de 30 anos, cujo foco é a transformação da vida de cada pessoa que faz parte desse sistema. Temos a convicção de que o trabalho desenvolvido por meio da união contribui para que todos alcancem os seus objetivos”, enfatiza Bento Venturim.

Sobre o Sicoob

O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, pois a instituição garante cobertura de R$ 250 mil por cliente.

Com operação no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o Sicoob ES tem 297 mil associados. São oito as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo, Sicoob Credirochas e Sicoob Credestiva. O sistema atua em todo o Brasil, com 2,6 mil unidades, e atende 4 milhões de associados.

Deixe um comentário