Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Mochila pesada pode causar até hérnia de disco

O excesso de peso que as crianças carregam na mochila quando vão para a escola pode provocar graves problemas na coluna, como escoliose, hiperlordose, hipercifose e até hérnia de disco. Além disso, coloca o organismo sob risco de lesões nas articulações, nos ligamentos e nos músculos, alerta o ortopedista Lourimar Tolêdo, membro da Sociedade Brasileira de Coluna.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 70% dos problemas de coluna na fase adulta tem são gerados pelo excesso de peso e pelo esforço repetitivo na infância e na adolescência. A instituição afirma ainda que 85% da população mundial adulta sente ou já sentiu dores nas costas. 

Lourimar Tolêdo alerta que mochilas cheias demais também prejudicam as articulações dos ombros, dos quadros e dos joelhos. Segundo o médico, no início, as crianças começam a se queixar de dores,  que com o tempo se tornam crônicas, são associadas a posturas ruins e levam ao desgaste de todas essas articulações.

A hérnia de disco acontece quando o amortecedor que existe entre as vértebras se rompe e o seu conteúdo migra, comprimindo os nervos e causando dor e até alteração de sensibilidade das pernas e dos braços, esclarece o médico.

 

O ideal, orienta Lourimar Tolêdo, é que o peso da mochila não seja superior a 10% do peso da criança. Os pais devem retirar todo o material desnecessário da mochila antes de os filhos irem para a escola.

 

O material usado para fazer a mochila também deve ser observado. Os pais precisam escolher materiais leves, e preferir mochilas com alças largas e acolchoadas. É interessante que haja também uma alça na altura da cintura, para que as articulações não sejam sobrecarregadas, afirma.

O médico ainda recomenda que a mochila seja apoiada sempre nos dois ombros. Uma boa opção são as mochilas com rodinhas.

 

Problemas que podem ser causados pelo excesso de peso:

 

– Escoliose –  Quando a coluna fica torta para um dos lados e deixa um ombro mais alto do que o outro, desnivelamento que também pode ser observado no quadril, gerando dores nas costas, nos braços e nas pernas.

– Hiperlordose – Aumento acentuado na região lombar que deixa o bumbum empinado

– Hipercifose (corcunda) – A coluna fica curvada para a frente na parte  superior. Pode causar dores nas costas, nos braços e até nas mãos.

Related Posts

Deixe um comentário