Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Mudanças no cadastro positivo: especialista explica benefícios

 

“O cadastro positivo é um instrumento importante para a alavancagem com segurança da carteira de crédito no país”, avalia o superintende operacional do Sicoob ES, Alecsandro Casassi. Ele acredita que as mudanças na forma de avaliar bons pagadores, sancionada pela presidência da República, permitirá às instituições financeiras a liberação de linhas com maior segurança, como também precificar melhor a taxa de juros conforme o perfil de risco do tomador.

O consumidor, que está na outra ponta da negociação, também sairá ganhando, pois, mantendo suas contas em dia, terá acesso às taxas de juros menores, explica o especialista.

A inclusão das pessoas no cadastro positivo de maneira automática, proposto na lei, também deve propiciar que as pessoas planejem melhor o seu orçamento na hora de assumirem novas contas. “Esse processo vai servir para expandir a educação financeira e a organização de cada brasileiro”, afirma Casassi.

Em nível nacional, devido à ampliação do acesso ao crédito aos consumidores e empreendedores, a economia deve obter um incremento por meio da geração de mais empregos. O especialista ainda acredita que a implementação das mudanças no cadastro positivo deve fomentar a economia local, ampliando a circulação de bens e serviços no Estado. As novas regras entram em vigor em 90 dias.

Sobre o Sicoob

O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, pois a instituição garante cobertura de R$ 250 mil por cliente.

Com operação no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o Sicoob ES tem 297 mil associados. São oito as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo, Sicoob Credirochas e Sicoob Credestiva. O sistema atua em todo o Brasil, com 2,6 mil unidades, e atende 4 milhões de associados.

Deixe um comentário