Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Oficinas de artesanato mudam rotina de pacientes e acompanhantes em hospital da Serra

Conversas ao invés de silêncio. Mesas e cadeiras onde antes havia apenas um corredor vazio. Quem estava tenso dentro do quarto à espera de notícias, agora sorri descontraidamente enquanto aprende artesanato.

Uma vez por mês, assim tem sido no Hospital Metropolitano, localizado na Serra, durante as oficinas realizadas pela Comissão de Humanização para pacientes internados e seus acompanhantes. A próxima será no dia 21, e eles aprenderão a confeccionar porta-trecos reutilizando latas de alumínio.

De acordo com a assistente social Liliane Menezes, que organiza as atividades, a intenção é promover momentos agradáveis, para amenizar a rotina da internação. “É uma a oportunidade de as pessoas deixarem o quarto para socializar, interagir e trocar experiências, ao mesmo tempo em que desenvolvem uma nova habilidade”, explica.

Oficinas

Iniciadas no Hospital Metropolitano em outubro último, as oficinas de humanização têm o objetivo de tirar o foco do paciente da doença, de forma a fazê-lo se relacionar com temas externos ao ambiente no qual se encontra.

Segundo a diretora clínica da instituição, a médica Lia Canêdo, a partir do momento no qual a atenção da pessoa é transferida para arte ou para outras práticas e pensamentos positivos diferentes da doença, o organismo para de produzir substâncias que geram tensão e passa a fabricar endorfina, que está relacionada ao relaxamento, o que melhora a imunidade.

Sobre o Hospital Metropolitano

O Hospital Metropolitano, localizado na Serra (ES), é referência em diversas especialidades médicas, como terapia intensiva, cardiologia, clínica médica, infectologia, hematologia e oncologia. O aprimoramento constante da infraestrutura e a atuação de profissionais qualificados, ao lado do foco em segurança e qualidade, posicionam a instituição como um centro de excelência em soluções de saúde, com destaque para os tratamentos de alta complexidade. Único hospital do Espírito Santo a investir em uma unidade totalmente destinada ao paciente geriátrico, dispõe ainda de UTI Cardiovascular moderna, serviço de emergências cardiológicas 24 horas e sobreaviso obstétrico.

Serviço

Oficina de humanização do Hospital Metropolitano – Confecção de porta-treco
Data: 21/11/2017
Horário: 15h às 16h
Local: Hospital Metropolitano
Endereço: Av. Eldes Scherrer Souza, 488 – Laranjeiras, Serra