Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Perito fala sobre prevenção a fraudes no comércio em Rio Bananal, Linhares e Aracruz

Hildebrando Magno Rebello dá dicas de como prevenir ações dos malfeitores em eventos promovidos pelo Sicoob Leste Capixaba

Para quem atua no comércio, as fraudes são um grande empecilho para o desenvolvimento dos negócios, por conta dos prejuízos que geram aos lojistas e comerciantes. O uso de cédulas falsas ainda é um dos principais golpes aplicados pelos criminosos, segundo o perito Hildebrando Magno Rebello.

 

Ele é o convidado para dar uma série de palestras promovidas pelo Sicoob Leste Capixaba, nesta terça (17), quarta (18) e quinta (19), em Rio Bananal, Linhares e Aracruz. Na oportunidade, associados e convidados vão participar dos encontros para se atualizarem sobre as formas de prevenção desse tipo de crime que impede a geração de mais resultados pelas empresas.

 

Atenção redobrada

Segundo Rebello, que há 26 anos ministra cursos sobre esta temática, os canais digitais também têm atraído os malfeitores que buscam se beneficiar por meio do aproveitamento da boa fé de outras pessoas.

 

“As perdas por fraude normalmente são irrecuperáveis, ao contrário das perdas por inadimplência, que podem ser buscadas. Por isso, o comerciante precisa ter cautela redobrada na hora de realizar a venda por meio dos canais digitais”.

 

José Nivaldo Casagrande, presidente do Sicoob Leste Capixaba, acredita que esta palestra vai servir para o esclarecimento dos associados que possuem negócio próprio ou que atuam no comércio. “Cerca de 20% da nossa base de cooperados é formada por empresas, e parte considerável das pessoas físicas associadas trabalha direta ou indiretamente em negócios que podem ser afetados por essas ações de malfeitores, o que coloca em evidência a necessidade da abordagem desse assunto”, destaca.

 

Sobre o Sicoob

O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, pois a instituição garante cobertura de R$ 250 mil por cliente.

 

Com operação no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o Sicoob ES tem mais de 256 mil associados. São oito as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo, Sicoob Credirochas e Sicoob Credestiva. O sistema atua em todo o Brasil, com 2,6 mil unidades, e atende 4 milhões de associados.