Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Repouso em excesso pode causar dores na coluna

Saiba como evitá-las

Estamos em dezembro, e as tão esperadas férias letivas já batem à porta dos estudantes. Nesse período, o desejo de muitos jovens é passar o dia deitado na cama ou no sofá para descansar. Só que o repouso em excesso pode causar incômodos na coluna, gerando estresse e tensão quando deveria haver apenas tranquilidade.

De acordo com o cirurgião de coluna Lourimar Tolêdo, responsável pelo Serviço de Cirurgia da Coluna Vertebral da equipe de ortopedia do Hospital Metropolitano, a ausência de movimentação é uma das principais inimigas das nossas costas.

“Permanecer em repouso por muito tempo enfraquece a musculatura da coluna, fazendo com que ela perca o tônus aos poucos. Com isso, a estabilidade da região fica prejudicada, aumentando o risco de lesões”, explica o médico.

De olho na tela

Outro hábito que ganha força neste período é o uso do celular. Jogar, assistir vídeos e movimentar as redes sociais sem precisar estar sentado frente a um computador ou notebook são algumas das comodidades proporcionadas pelos smartphones, mas que causam prejuízos em relação à postura.

“Geralmente o pescoço fica curvado, fazendo com que o peso da cabeça aumente de seis quilos para vinte e sete, o equivalente a uma criança de oito anos e quase cinco vezes mais do que o suportado pela coluna. Consequentemente, teremos problemas na região cervical”, aponta Lourimar Tolêdo.

Segundo o médico, a forma correta de utilizar os aparelhos é levando-os até o nível dos olhos, de modo que a inclinação não seja necessária para visualizá-lo.

Saia de casa

A dica do médico para evitar esses problemas é não ficar parado, principalmente dentro de casa. “Saia com os seus amigos, vá ao calçadão, caminhe ou pratique um esporte. Além de fortalecer os músculos e diminuir o risco de ter dores nas costas, as atividades vão liberar endorfina, hormônio ligado à sensação de prazer e relaxamento”, recomenda Tolêdo.

Confira abaixo algumas atividades que você pode fazer para movimentar o corpo nas férias:

1- Alongamentos: Eles fortalecem a coluna e desenvolvem os músculos.

2- Natação: Esse exercício fortifica as costas e ajuda a manter uma boa postura; alonga e aumenta a amplitude do corpo e alivia a pressão sobre as costas.

3- Caminhada: Quer manter a saúde de forma econômica? Além de poder ser feita em qualquer lugar, a caminhada exige poucos recursos (roupas e tênis confortável), e ainda é excelente para quem não tem muito tempo. Ela combate as dores nas costas e aumenta a força e a resistência da coluna.

4- Dança: Além de ser divertido, dançar fortalece a musculatura e aumenta a flexibilidade corporal. Essa prática também diminui o risco de osteoporose.