Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Como se alimentar durante o tratamento de câncer: sete dicas importantes para a sua saúde

Segundo oncologista e nutricionista, comer corretamente auxilia no combate à doença

A falta de apetite durante o tratamento de câncer é comum. Porém, para vencer a doença, é importante manter-se bem nutrido, com um cardápio variado, e bem hidratado.

De acordo com o rádio-oncologista do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), Nivaldo Kiister, o tumor e os tratamentos de câncer fazem com que o metabolismo gaste mais energia e, ao mesmo tempo, também desenvolva na pessoa a perda do prazer pela comida.

Assim, segundo o médico, é necessário que os pacientes fiquem atentos à alimentação e sejam acompanhados por um nutricionista, que poderá orientá-los e prevenir a desnutrição. Uma boa alimentação atrelada a um tratamento eficiente como a radioterapia é capaz de aumentar gradativamente as chances de cura.

Durante o tratamento

A nutricionista do Hospital Metropolitano, Tatiana Lessa, afirma que o consumo de alimentos saudáveis é um aliado da prevenção. “A recomendação nutricional da pessoa com câncer vem prescrita de acordo com a etapa do tratamento na qual ele está. Nesse caso, a dieta ajuda a amenizar os possíveis efeitos colaterais, como a náusea, a diarreia e a constipação”, explica a nutricionista.

Uma das orientações de Tatiana Lessa e de Nivaldo Kiister é os pacientes se alimentem a cada três horas e evitem as bebidas alcóolicas, o cigarro e as comidas ricas em condimentos e gorduras.

“A nutrição é essencial para que o organismo funcione bem. Uma dieta saudável ajuda o paciente a manter a disposição, de modo a evitar a degeneração dos tecidos e a reconstruir os que estiverem danificados”, esclarece Lessa.

Os dois prepararam sete dicas de alimentação para se manter bem nutrido durante o tratamento de câncer:

1- Coma devagar e divida bem as refeições;
2- Varie o cardápio para readquirir o prazer de comer;
3- Inclua fibras solúveis na sua alimentação. Elas estão presentes em frutas como a maçã, a banana e a pera;
4- Mantenha-se hidratado;
5- Evite alimentos crus ou ricos em gordura;
6- Chupe picolés de frutas cítricas: assim, o enjoo diminui;
7- Se alimente a cada três horas. De preferência, consuma alimentos de fácil mastigação.