Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Sicoob ES apoia construção de barragens em 12 municípios

Acordo entre a instituição financeira cooperativa, o ES em Ação e o Governo do Estado foi assinado nesta terça-feira (11)

O Sicoob ES vai destinar o valor de R$ 1 milhão com o objetivo de viabilizar os projetos de construção de 17 barragens do programa desenvolvido pelo Governo do Estado para assegurar água nos períodos de seca. A parceria entre a instituição financeira cooperativa, o Governo do Estado e o ES em Ação foi celebrada na manhã desta terça-feira (11) em solenidade realizada no Palácio Anchieta.

A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) com a participação de prefeituras capixabas.

Os municípios incluídos no projeto são: Afonso Cláudio, Águia Branca, Cachoeiro de Itapemirim, Governador Lindenberg, Iúna, Linhares, Nova Venécia, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Vila Valério.

O governador do Estado, Paulo Hartung, afirmou estar satisfeito quanto à viabilidade da parceria, sobretudo no momento atual da economia, que passa por fase de recuperação em nível nacional e local. Ele ainda considera a celeridade do acordo benéfica para as regiões onde o projeto será implementado.

Segundo o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim, o objetivo é contribuir para o crescimento das regiões onde está inserido, uma das principais propostas da instituição financeira cooperativa. O apoio a estes empreendimentos, de acordo com Venturim, vai ajudar a minimizar a falta de água também em locais adjacentes às barragens que serão construídas.

“Seguindo o modelo cooperativista, identificamos a necessidade de apoio aos associados e à comunidade como um todo, principalmente nos municípios do interior, onde a agricultura ainda se recupera dos prejuízos causados pela crise hídrica”, ressalta Bento Venturim.

Incentivo

Alguns dirigentes da instituição financeira cooperativa também participaram da solenidade. Cleto Venturim, presidente do Sicoob Sul-Serrano, acredita que, por meio do projeto, a cooperativa vai poder aumentar o incentivo às ações de responsabilidade socioambiental. Para Alair Giuratto, diretor-executivo do Sicoob Leste Capixaba, o projeto vai beneficiar todas as áreas próximas às barragens. Já Tales Machado, presidente do Sicoob Credirochas, afirma que o convênio concretiza uma oportunidade de preservação dos recursos hídricos no Espírito Santo.

Sobre o Sicoob

O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, pois a instituição garante cobertura de R$ 250 mil por cliente.

Com operação no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o Sicoob ES tem 221 mil associados. São oito as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo, Sicoob Credirochas e Sicoob Credestiva. O sistema atua em todo o Brasil, com 2,5 mil unidades, e atende 3,7 milhões de associados.

Municípios onde serão construídas as barragens:

• Afonso Cláudio;
• Águia Branca;
• Cachoeiro de Itapemirim;
• Governador Lindenberg;
• Iúna;
• Linhares;
• Nova Venécia;
• Rio Bananal;
• São Domingos do Norte;
• São Gabriel da Palha;
• Vila Pavão e Vila Valério.