Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Tecnologia impulsiona crescimento do agronegócio

A melhoria na produtividade da agricultura contribui para o setor alavancar o PIB capixaba, em 2018

O setor agrícola impulsionou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba em 2018, conforme dados divulgados pelo Instituto Jones dos Santos Neves. E a tecnologia exerceu papel fundamental para melhorar a performance das lavouras.

A avaliação é do engenheiro agrônomo Elídio Torezani, diretor da Hydra Irrigações, empresa sediada em Linhares. Ele destaca que, mesmo não havendo expressiva expansão das áreas plantadas, os números do agronegócio são crescentes, o que indica o crescimento dos índices de produtividade.

Essa elevação tem por trás um contexto tecnológico, destaca Torezani, enfatizando o papel da irrigação, porque ela minimiza as variações do clima. Por isso, segundo ele, o uso desse recurso está se expandindo no Estado e no País.

Produtividade

“Há muito tempo a agricultura apresenta números impressionantes, e contribui enormemente para a consolidação econômica não só do Estado, mas do País. Ano a ano, o setor tem alcançando um crescimento gradual e consistente dos índices de produtividade, com alicerce no uso de tecnologia para melhorar os resultados”, afirma Torezani.

Elídio enfatiza que o desenvolvimento de novas ferramentas e pesquisas na área é um dos fatores que fomentam esse cenário. Os sistemas modernos de irrigação, por exemplo, favorecem a economia de recursos e energia, o que propicia a produtividade mesmo em períodos de escassez e secas.

“A contribuição da tecnologia de irrigação neste processo contínuo e crescente dos resultados da nossa agricultura é um fato relevante e incontestável. Sem irrigação, a gente não teria o sucesso que temos nos números do agronegócio”, destaca.

Segundo o levantamento, a expansão de culturas como café conilon e pimenta do reino contribuíram para o avanço do PIB do Estado (2,4%) para mais do que o dobro da média nacional (1,1).

Sobre a Hydra

A Hydra Irrigações, sediada em Linhares (Norte do ES), é uma das empresas detentoras da tecnologia mais avançada do País no segmento. Pioneira na aplicação de conhecimento e de técnicas para priorizar o uso racional da água, utiliza a experiência de quase três décadas de atuação e pesquisa para associar em seus projetos critérios agronômicos rigorosos a equipamentos de ponta. O objetivo é promover alta performance de todos os recursos, considerando as necessidades e especificidades de cada cliente.

Responsável pela presença da marca Netafim no Espírito Santo e no Sul da Bahia, atua em todo o País.

 

Deixe um comentário