Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Transformação bancária em discussão nesta quarta-feira (10)

Empresários e especialistas do setor de tecnologia vão se reunir, nesta quarta-feira (10), para falar sobre o novo formato de operações financeiras no meio digital, conhecido como open banking. O modelo revolucionário promete transformar os negócios das instituições financeiras atuantes no Brasil.

No evento, promovido pelo Sicoob ES, especialistas que atuam no Sistema de cooperativas, em nível nacional, vão falar sobre as perspectivas da instituição diante de um mercado que imerge na mudança propiciada pela tecnologia.

O superintendente de sistemas de informação do Sicoob, Edson Lisboa, afirma que o open banking é a troca de informações entre instituições financeiras e outras empresas (varejistas, seguradoras, etc) viabilizada por um elemento de ligação que faz a comunicação de dados entre sistemas diferentes. “Essa possibilidade, já regulamentada na Europa e em discussão no Brasil, agiliza e aumenta a segurança de processos de pagamentos e de transferência de valores, além de reduzir custos operacionais”, destaca.

Facilidade

Segundo Lisboa, essa facilidade vai permitir a gestão das finanças de forma rápida e eficaz, aperfeiçoando a experiência do usuário com os produtos e serviços. “O acompanhamento das tendências pelo Sicoob favorece a melhoria, de forma perene, das nossas opções para o atendimento das expectativas dos associados”.

Para o gerente de sistemas de informação do Sicoob, Márcio Rodrigues, a atualização do modelo de negócios da instituição vai ao encontro da perspectiva do Sicoob de tornar as operações mais dinâmicas, por meio de novos investimentos e de parcerias que contribuam para o aprimoramento da atividade da cooperativa. Rodrigues e Lisboa serão os palestrantes do evento que será realizado para convidados na sede do Sicoob Central ES, em Santa Lúcia.

Atualização

Nailson Dalla Bernadina, diretor executivo do Sicoob ES, afirma que a abordagem das novas possibilidades de trabalho concretiza o esforço da instituição em manter-se atualizada e completa. “A regulamentação do open banking vai ampliar os campos de atuação do Sicoob e permitir o trabalho conjunto com empresas de tecnologia e inovação, com o propósito de tornar mais fácil a oferta de soluções para os associados, sejam pessoas físicas ou jurídicas”.

No painel, que será realizado no período da tarde, ainda será apresentado o trabalho desenvolvido pelo Sicoob e ouvidas as sugestões dos participantes sobre o tema. Durante a manhã, os palestrantes participam de um encontro com o tema “Blockchain: Como essa tecnologia vai mudar nossa vida”.

Sobre o Sicoob

O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, pois a instituição garante cobertura de R$ 250 mil por cliente.

Com operação no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o Sicoob ES tem mais de 270 mil associados. São oito as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo, Sicoob Credirochas e Sicoob Credestiva. O sistema atua em todo o Brasil, com 2,6 mil unidades, e atende 4 milhões de associados.

Deixe um comentário