Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Voluntários adotam lar de idosas da Serra e atendem a pedidos de Natal

 Entrega dos presentes será nesta quinta-feira (14), às 14h

Vestidos, perfumes e sapatilhas lideram a lista de singelos pedidos de presentes de Natal das 24 senhoras do Lar Franciscano, em Nova Almeida, na Serra. Encaminhadas pela prefeitura local para viver no abrigo por possuírem pouco ou nenhum vínculo com familiares, elas contam com o carinho de voluntários para continuar sonhando.

“A maioria morava sozinha ou era cuidada por vizinhos, que em algum momento deixaram de ajudá-las por falta de condições”, explica a assistente social da instituição, Adriana de Almeida.

Expectativa

Muito religiosa e vaidosa, a ex-professora Ramaldes Fere, de 83 anos de idade, é a moradora mais antiga do Lar Franciscano. Está há 12 anos na casa. Antes, vivia com o irmão, que também era muito idoso. De presente de Natal, ela pediu um vestido ou um estojo de maquiagem.

De acordo com Adriana, essas visitas são muito aguardadas, e há muita ansiedade da parte das idosas, já que foram elas que escolheram o que vão ganhar, comenta a assistente social, que também reforça a importância do momento:

“O voluntariado é uma missão divina. Se as pessoas soubessem o bem que fazem quando estendem as mãos para o outro, que precisa tanto de amor e carinho, o número de pessoas envolvidas em ações como essa seria multiplicado”, elucida.

Campanha Apadrinhamento Solidário

Quem vai atender aos pedidos das vovós são os colaboradores do Hospital Metropolitano, também na Serra. Cada setor apadrinhou uma idosa. Há nove anos, a instituição de saúde realiza a ação de Natal em diferentes casas para idosos do município.

Cerca de 100 colaboradores se empenharam arrecadando as doações em seus setores, contabilizou Liliane Menezes, assistente social e integrante da Comissão de Humanização do hospital. “Também há muita expectativa do lado de cá. O mundo anda muito carente de amor ao próximo. Em ações como esta, temos a oportunidade de fortalecer esse sentimento no outro”, disse.

Entrega

A entrega dos presentes pelos voluntários do Hospital Metropolitano às idosas do Lar Franciscano vai ser nesta quinta-feira (14), às 14h. Na ocasião, haverá ainda um lanche compartilhado entre os participantes.

Auxílio

O Lar Franciscano tem convênio com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Sema) da Serra, mas ainda precisa de doações da comunidade e de instituições para se manter. Quem quiser colaborar com itens de higiene pessoal e alimentos, pode ligar para o número 3065-8219.