fbpx
Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Presidente do Banco Central visita sede do Sicoob ES

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, visitou a sede do Sicoob Espírito Santo, na tarde da última sexta-feira (13). Campos Neto esteve no Estado para participar de um evento promovido por um grupo de comunicação, e conheceu as instalações da cooperativa financeira acompanhado pelos deputados federais Evair de Melo e Felipe Rigoni; pelo superintendente da Organização das Cooperativas Brasileira (OCB/ES), Carlos André de Oliveira, também presidente do Sebrae-ES, e por dirigentes do Sicoob e de cooperativas agropecuárias.

Nailson Dalla Bernadina, diretor-executivo do Sicoob ES, afirmou considerar a ida do presidente às instalações do Sicoob muito signicativa, uma vez que o cooperativismo integra a agenda estratégica denominada Agenda BC#, na dimensão Inclusão. Em recente evento do cooperativismo, Campos Neto disse que o segmento também contribui para a Competitividade, a Educação e a Sustentabilidade, outras áreas de abrangência deste programa.

O Banco Central tem como foco fortalecer o cooperativismo para que ele seja um dos canais para a democratização financeira no País. “As sociedades cooperativas oferecem serviços financeiros a um valor mais acessível, promovendo a concorrência no sistema financeiro, contribuindo para a diminuição de taxas de juros e para a eficiência como um todo”, afirmou Campos Neto na ocasião.

Educação financeira

Durante a visita, Bernadina parabenizou Campos Neto pelo recente lançamento do programa de educação financeira “Aprender Valor”, e lembrou que o Sicoob foi um dos parceiros do Banco Central na divulgação do programa, que hoje tem 298 escolas inscritas em 33 municípios do Espírito Santo.

O diretor-executivo destaca que o Sicoob ES investe também em um programa de educação financeira para alunos do ensino fundamental, o Arte de Somar. O aprendizado é incentivado por meio de atividades lúdicas, com oficina de teatro de bonecos, que complementam a formação por cursos do Banco Central dos quais alunos e professores participam. Outro enfoque do Sicoob ES, por meio do projeto Associado ao Negócio, é a capacitação de empresários para que consigam administrar os seus negócios com mais eficiência.

Abertura de portas

“O cooperativismo já vem entregando muito para a sociedade, mas o nosso movimento tem um enorme potencial para ir ainda mais longe. Ter a oportunidade de mostrar o nosso trabalho para o presidente da instituição financeira mais importante do país, o Banco Central, é um passo importante no nosso objetivo de abrir cada vez mais portas”, disse Carlos André Oliveira.

Na avaliação do deputado Evair de Melo, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), a presença de Roberto Campos Neto na sede do Sicoob Central “foi algo extraordinário”. Ele lembra que o presidente do BC, em todas as oportunidades, “enaltece, reconhece e valoriza o trabalho do cooperativismo de crédito em todo o Brasil”. E completou: “O Sicoob Central, hoje, representa todas as cooperativas de crédito do Brasil. Foi um motivo de prestígio, de reconhecimento”.

Sobre o Sicoob

O Sicoob é uma instituição financeira cooperativa que tem cerca de 5,2 milhões de cooperados, e está presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.

Oferece todos os serviços tipicamente bancários, como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, pagamentos por cartão de crédito e débito e pagamentos online, e é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios.

É formado por aproximadamente 366 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 3.523 pontos de atendimento em 1.934 cidades brasileiras.

Com operação no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e na Bahia, o Sicoob ES tem mais de 440 mil associados. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas. Acesse www.sicoobes.com.br para mais informações.