fbpx
Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Prevenção ao câncer de mama continua: cooperativas do Sicoob ES disponibilizam mais de 9 mil mamografias gratuitas

O investimento total ultrapassou meio milhão de reais. Secretarias municipais e instituições parceiras também participaram do projeto

 

As cooperativas do Sicoob ES estão promovendo a mulheres de todo o ES e também do RJ o acesso gratuito a mais de 9 mil exames gratuitos para prevenção do câncer de mama. Os exames são disponibilizados por meio do Projeto Prevenir, cujo objetivo é ampliar o acesso de mulheres ao diagnóstico precoce do câncer, além de conscientizá-las sobre a importância da prevenção.

A iniciativa abrange 47 municípios capixabas e quatro municípios fluminenses, em um investimento total de R$ 531, 2 mil. As ações tiveram início de outubro e seguem durante este mês, em uma união de esforços para reduzir o número de casos de câncer de mama no Estado.

Cuidados

De acordo com Sandra Kwak, superintendente institucional do Sicoob ES, as mulheres devem adotar cuidados rotineiros para prevenção e detecção do câncer de mama e de próstata, mesmo sem apresentarem sintomas.

O Outubro Rosa é um movimento criado para lembrar os cuidados necessários para a promoção da saúde. A detecção precoce de câncer de mama propicia altas chances de cura. Por isso, a mamografia é um exame tão importante.

Prevenção

A contribuição para causas sociais integra os pilares de atuação do Sicoob. Tumor mais incidente entre as mulheres, o câncer de mama atingiu 66,2 mil novos casos em 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), quase um terço de todos registros de câncer.

Exames realizados de Norte a Sul do ES e também no RJ:

  • Sicoob Norte: Ao todo, são 465 exames disponibilizados pela cooperativa para mulheres de Nova Venécia, Barra de São Francisco, Ecoporanga, São Mateus (Guriri e Nestor Gomes), Vila Pavão e Pedro Canário.
  • Sicoob Leste Capixaba: Mais de mil mulheres puderam ter acesso ao exame de mamografia, de forma gratuita, em Marilândia, Colatina, Rio Bananal, Aracruz, João Neiva e Fundão.
  • Sicoob Centro-Serrano: A cooperativa disponibilizou 500 exames gratuitos para mulheres de Santa Maria de Jetibá, Itaguaçu, Itarana, Santa Teresa, Baixo Guandu, Domingos Martins, Santa Leopoldina, São Roque do Canaã e Vila Velha.
  • Sicoob Sul-Serrano: A instituição ofertou 5.003 exames gratuitos de mamografia nos municípios de Venda Nova do Imigrante, Brejetuba, Afonso Cláudio, Iúna, Ibatiba, Irupi, Muniz Freire (Piaçu e Sede), Domingos Martins (Pedra Azul), Ibitirama, Laranja da Terra, Divino de São Lourenço, Cariacica (Itacibá, Nova Rosa da Penha e Bela Aurora) e Conceição do Castelo.
  • Sicoob Sul-Litorâneo: Moradoras de Alfredo Chaves, Viana, Guarapari, Iconha, Piúma, Anchieta e Itapemirim estão tendo a oportunidade de fazer exames gratuitos de mamografia tiveram acesso a 400 vagas para mamografias.
  • Sicoob Sul: Mais de 1,5 mil mamografias gratuitas para mulheres de Cachoeiro de Itapemirim, Campos dos Goytacazes (RJ), Macaé (RJ) e Itaperuna (RJ).
  • Sicoob Credirochas: Cerca de 150 exames gratuitos de mamografia para mulheres do Sul do Estado (Cachoeiro de Itapemirim e Atílio Vivacqua) e de Valença, no Rio de Janeiro.

 

Sobre o Sicoob

O Sicoob é uma instituição financeira cooperativa que tem cerca de 5,2 milhões de cooperados, e está presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.

Oferece todos os serviços tipicamente bancários, como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, pagamentos por cartão de crédito e débito e pagamentos online, e é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios.

É formado por aproximadamente 366 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 3.523 pontos de atendimento em 1.934 cidades brasileiras.

Com operação no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e na Bahia, o Sicoob ES tem mais de 470 mil associados. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas. Acesse www.sicoobes.com.br para mais informações.