fbpx
Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Referência nacional, ensino integral capixaba ganha livro apoiado pelo Sicoob ES

A educação em tempo integral é um desafio e uma grande oportunidade para a formação e a cidadania dos alunos. No ES, o Sicoob ES é uma das instituições que apoiam a implantação desse modelo nas redes estadual e municipais desde quando teve início essa discussão, em 2014, por acreditar que essa metodologia ajuda a desenvolver os estudantes de forma completa, em sua totalidade, segundo o presidente estadual da instituição, Bento Venturim.

Ciente da perspectiva de um futuro promissor para os estudantes dessa modalidade, o Sicoob também foi parceiro do livro “Educação em Tempo Integral no Espírito Santo: história, conceitos e metodologias”. A obra foi lançada nesta última quarta-feira (18) pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

O livro conceitua a política de Tempo Integral, dispondo de diversas citações e práticas bem-sucedidas das escolas, além de ajudar na formação dos profissionais que atuam com essa metodologia na rede estadual de ensino.

“Esse é o ponto de partida para uma transformação em todo o Estado. Não restam dúvidas de que esse projeto é um dos melhores agentes transformadores para toda a sociedade. É uma conjunção de sonhos. Faz todo sentido para os nossos valores apoiar a ampliação do modelo de tempo integral no ES e a reprodução desse livro tão importante, que pode nortear futuras ações na rede estadual de ensino”, destacou o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim.

Tempo integral

Atualmente, o tempo integral do Espírito Santo é referência nacional e alcançou números importantes de qualidade e oferta de vagas, graças à continuidade do trabalho e, principalmente, às inovações desenvolvidas nos últimos anos. São 93 escolas e mais de 30 mil vagas no Estado.

Livro

A publicação perpassa todas as áreas mais importantes da Educação em Tempo Integral, desenvolvendo cada um dos pontos de aplicação da escola e garantindo a contextualização do material à realidade do Espírito Santo. O livro, que contará com exemplares impressos, tem sete capítulos e foi escrito por 47 autores, entre gestores, professores, diretores e profissionais envolvidos no modelo de tempo integral.

Sobre o Sicoob

O Sicoob é uma instituição financeira cooperativa que tem cerca de 5,2 milhões de cooperados, e está presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.

Oferece todos os serviços tipicamente bancários, como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, pagamentos por cartão de crédito e débito e pagamentos online, e é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios.

É formado por aproximadamente 366 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 3.523 pontos de atendimento em 1.934 cidades brasileiras.

Com operação no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e na Bahia, o Sicoob ES tem mais de 440 mil associados. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas. Acesse www.sicoobes.com.br para mais informações.