fbpx
Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Resistência de microrganismos aos antibióticos cresce e opções de tratamento ficam escassas

Frente a esse cenário, hospital da Serra vai realizar curso de atualização para médicos e farmacêuticos sobre o uso correto de medicamentos para combater infecções

As bactérias se tornaram resistentes a um grande número dos melhores antibióticos, e podem ocasionar desde problemas comuns, como uma intoxicação alimentar, até as doenças mais graves, como a sepse (infecção generalizada) e a pneumonia.

Só que a multirresistência apresentada pelos microrganismos causadores de infecções não é o único problema. Há ainda escassez de novos antibióticos para uso na prática clínica, o que é um agravante, uma vez que 70% das pessoas internadas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) recebem tratamento para algum tipo de infecção, de acordo com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

Para o infectologista Alexandre Rodrigues, coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Metropolitano, localizado na Serra, os profissionais da área da saúde precisam ter uma percepção ampliada sobre como esquematizar e otimizar tratamentos individuais para infecções utilizando os remédios disponíveis.

Por isso, ajustar corretamente a dose do antimicrobiano de acordo com as características de idade, local da infecção e capacidade renal de cada paciente é cada vez mais importante.
“A segurança do paciente depende disso. Administrar doses menores do que as recomendadas (subdoses) pode levar ao fracasso do tratamento e ao aumento da resistência da infecção. Por outro lado, superdoses aumentam o custo da assistência ao paciente e também o risco de ocorrerem reações adversas ao medicamento”, explica o infectologista Alexandre Rodrigues.

Curso de educação continuada
A temática em questão será discutida e aplicada no “Curso de Aprimoramento do Uso de Antimicrobianos por meio de PK/PD (caminho e ação, respectivamente, dos medicamentos no organismo)”, que será realizado nos dias 27 e 28 próximos, no Hospital Metropolitano, localizado na Serra.

O treinamento é aberto a farmacêuticos, principalmente aqueles que atuam dentro de instituições de saúde, e a médicos, em especial infectologistas e intensivistas de hospitais públicos, filantrópicos e privados, entre outras instituições de saúde.

James Albiero, consultor e docente em farmácia clínica e hospitalar, doutor em infecção hospitalar e ex-professor da Faculdade Integrado de Campo Mourão, no Paraná, conceituado pelo amplo conhecimento que possui na área, dirigirá o treinamento com palestras e com atividades práticas de análise de casos clínicos. São 90 vagas ao todo, e os interessados podem se inscrever pelo telefone 2104-7063 (SCIH) ou pelo e-mail apsantos@metropolitano.org.br, com o custo de R$ 60.

Serviço

Curso de Aprimoramento do Uso de Antimicrobianos por meio de PK/PD
Data: 27 e 28 de outubro
Horário: Das 18h às 22h30, na sexta-feira, e das 8h às 18h, no sábado. Intervalos para coffee break e almoço incluídos na programação.
Inscrições: 2104-7063 (SCIH) ou pelo e-mail apsantos@metropolitano.org.br
Custo: R$ 60 (sessenta reais).
Local: Espaço Metropolitano de Eventos (EME)
Endereço: Endereço: Av. Eldes Scherrer Souza, 588 – Laranjeiras, Serra – primeiro andar do Edifício Metropolitano Tower (torre localizada ao lado do Hospital Metropolitano).