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10 desafios que o marketing resolve

As cooperativas e empresas de pequeno e de médio porte desempenham um papel vital na promoção da cooperação, no desenvolvimento econômico, na geração de emprego e renda. No entanto, elas enfrentam diversos problemas que podem impactar seu crescimento e ameaçar a sua sobrevivência. Existem desafios que o marketing resolve? 

Antes de mais nada, a comunicação e o marketing desempenham um papel fundamental na criação de valor percebido, sobretudo na diferenciação da marca e na atração de novos clientes e cooperados. 

Trata-se, portanto, de instrumentos poderosos para construir e manter relacionamentos, com o propósito de comunicar valores e impulsionar o crescimento. 

Veja agora de que forma a comunicação e o marketing podem impactar seus resultados e entenda quais são os desafios que o marketing resolve.

10 problemas que o marketing resolve

1. Falta de visibilidade e de reconhecimento

Muitas empresas e cooperativas não aparecem como deveriam para os consumidores. O marketing eficaz, no entanto, pode aumentar a conscientização sobre a organização, destacando, desta forma, seus valores, produtos e impacto na comunidade.

2. Proliferação de conflitos internos e externos

A comunicação feita de forma amadora pode levar a mal-entendidos e conflitos dentro da equipe e com consumidores. Logo, estratégias de marketing adotadas adequadamente ajudam no fluxo de comunicação, no alinhamento de informações, coesão e, principalmente, na consistência das mensagens que a empresa precisa transmitir aos seus diversos públicos.

3. Dificuldade para atrair novos clientes

A expansão da base de clientes e de cooperados é crucial para o crescimento sustentável de uma organização. Com isso, o trabalho de marketing feito por profissionais capacitados ajuda a atrair novos consumidores.

4. Perda de clientes e cooperados 

Estratégias de retenção fortalecidas pela comunicação eficaz têm a função de melhorar a percepção das pessoas sobre os ganhos que a sua organização oferece a elas.

5. Medo da concorrência 

Em um mercado competitivo, é preciso se destacar da concorrência e criar laços emocionais. Por isso, equipes qualificadas atuam na elaboração e na divulgação de uma proposta única de valor, diferenciando a cooperativa de outras organizações.

6. Dificuldade para transmitir valores 

Os princípios cooperativistas podem se perder no dia a dia da organização, e tenho constatado a frequência dessa situação, em conversas com muitos profissionais. Só para exemplificar, isso ocorre em função da falta de esforços voltados para fortalecer a identidade da cooperativa e seu vínculo com a comunidade.

7. Ocorrência de crises de imagem

Problemas de reputação podem, sem dúvida, surgir a qualquer momento. Certamente é necessário fazer um trabalho consistente de prevenção para evitar situações delicadas e ameaçadoras. E quando a crise se instala, inegavelmente a atuação de profissionais qualificados e experientes pode proteger a reputação de uma organização.

>>LEIA TAMBÉM: 7 tendências de marketing para cooperativas em 2024

8. Fracasso na promoção de produtos e serviços

A forma de trabalhar com marketing mudou muito, acompanhando a transformação no comportamento do consumidor. Com efeito, campanhas feitas à moda antiga, que só focam o produto, ignorando a pessoa, afastam e irritam os clientes e consumidores.

9. Falta de engajamento da equipe

Eu não tenho dúvida de que uma das principais causas do baixo nível de conhecimento das cooperativas pela sociedade é a falta de engajamento de muitos profissionais e, principalmente, a forma inadequada de falar sobre cooperativismo para as pessoas. Os dois problemas podem ser resolvidos por meio de treinamentos do time, a fim de que todos falem sobre cooperativismo de forma compreensível e com a adoção de ações de comunicação voltadas para criar senso de pertencimento na equipe e para que os laços com as pessoas sejam fortalecidos.

10. Divulgação de informações pouco relevantes

O que é relevante para o seu público? O que as pessoas querem saber sobre o seu negócio? As respostas a estas perguntas, de fato, são essenciais para criar vínculo com os consumidores. Em outras palavras, devemos lembrar que ninguém entra nas redes sociais, por exemplo, para ver propaganda. Nesse sentido, é necessário criar conteúdos relevantes e inserir neles informações sobre o produto. 

Em minhas palestras e cursos, abordo detalhadamente essas questões, dando, dessa forma, exemplos práticos e soluções personalizadas para cooperativas. 

Você quer explorar as potencialidades do marketing no dia a dia da sua empresa ou cooperativa? 

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