fbpx
Rua José Farias, 98, sala 806 - Santa Luíza, Vitória - ES.

Sicoob é premiado por promover a inclusão financeira no Brasil

Sistema de cooperativas se destacou em uma das premiações mais importantes e respeitadas do setor financeiro

 

O Sicoob é a instituição que mais promove a inclusão financeira no País, segundo a premiação “Banking Transformation” – Relatório Bancário. Para a chegada ao resultado, foi analisada a plataforma de serviços financeiros do sistema de cooperativas, chamada Sisbr, que completou 20 anos em 2021.

A plataforma, que é atualizada de forma contínua para propiciar facilidade aos cooperados, complementa o atendimento presencial realizado nas agências de todo o País. Nestes anos de pandemia, as soluções digitais tiveram que ser ainda mais aperfeiçoadas, e de maneira rápida, para as demandas dos cooperados fossem atendidas de forma completa, segundo os dirigentes da instituição.

Bento Venturim, presidente do Sicoob ES, ressalta que essa agilidade, aliada à proximidade e ao atendimento personalizado, é essencial para que a sociedade veja o Sicoob como um verdadeiro parceiro no dia a dia. “Dessa forma, colocamos o cooperativismo em prática e ampliamos o acesso às soluções financeiras. Essa é uma missão muito importante que as cooperativas de crédito têm abraçado nos últimos anos”, destaca.

Atendimento personalizado

Por meio do Sisbr, todas as operações e sistemas do Sicoob ficam centralizados e seguros, o que proporciona padronização no atendimento, confiabilidade e mais facilidade para gerir as informações dos associados, por exemplo. “Assim, é possível atender cada um de forma personalizada”, afirma Venturim.

É o sistema que também permite o pleno funcionamento do aplicativo para a realização de quase todas as operações da cooperativa. Hoje, mais de 80% das transações são feitas por dispositivos móveis, e ainda é possível realizar pelo celular a abertura digital de contas de pessoas físicas e MEIs, a associação digital e a utilização de mais de 200 serviços.

Conquistas

A entrega da premiação “Banking Transformation”, categoria “Inclusão Financeira”, foi realizada no dia 6 de dezembro último. “Para nós, é um grande orgulho ter um case tão robusto para participar desta premiação. Saímos vencedores deste prêmio, então, é uma gigantesca conquista”, enfatiza Antônio Vilaça Júnior, Diretor de Tecnologia do Sicoob finaliza o executivo.

No mesmo evento, Vilaça, que é diretor de Tecnologia da Informação do Centro Cooperativo Sicoob, recebeu o título “Personalidade Financeira” do ano pelo seu destaque na atuação pelo desenvolvimento e inovação tecnológica do Sicoob ao longo de mais de duas décadas, assim como a estratégica contribuição para acelerar a transformação digital da instituição financeira cooperativa, permitindo a inclusão digital dos cooperados em meio à pandemia.

Sobre o Sicoob

O Sicoob é uma instituição financeira cooperativa que tem cerca de 5,2 milhões de cooperados, e está presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.

Oferece todos os serviços tipicamente bancários, como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, pagamentos por cartão de crédito e débito e pagamentos online, e é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios.

É formado por aproximadamente 366 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 3.523 pontos de atendimento em 1.934 cidades brasileiras.

Com operação no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e na Bahia, o Sicoob ES tem mais de 485 mil associados. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas. Acesse www.sicoobes.com.br para mais informações.