Atualmente, apenas 4 em cada 10 brasileiros conhecem a atividade cooperativista, segundo pesquisa realizada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
O diagnóstico mostra a relevância do papel da comunicação e do marketing no negócio. É preciso ajudar as pessoas a entenderem como funciona o cooperativismo, e também realizar um trabalho muito eficaz para que elas se sintam parte dele. Isso vale para os cooperados, para aqueles que as cooperativas querem atrair para os seus quadros e também para o público interno.
Quando você vai ao supermercado e compra um pacote de presunto fatiado de uma cooperativa, por exemplo, toda a cadeia produtiva que envolve a organização e os associados que fazem o produto chegar à mesa do consumidor se movimenta.
A comunicação cooperativista deve ser realizada por profissionais qualificados, para ser compreendida. E tem de ser focada nos cooperados e nos clientes das cooperativas, que são públicos distintos.
Para que isso funcione, destaco 6 caminhos para tornar o cooperativismo mais conhecido:
- Estimular a sensação de PERTENCIMENTO, mostrando que o cooperativismo está no dia a dia das pessoas, em operações financeiras, no supermercado e até em lojas virtuais.
- Contar boas HISTÓRIAS ligadas ao cooperativismo, com exemplos reais de transformação de vidas e de comunidades.
- Conhecer a fundo a PERSONA da cooperativa e produzir conteúdo de valor que aborde problemas concretos e anseios dela.
- Produzir VÍDEOS CURTOS para redes sociais, mostrando PESSOAS usando produtos e serviços das cooperativas.
- Não usar TERMOS TÉCNICOS e falar de forma simples com a sociedade e com os cooperados.
- Estimular a adoção e a divulgação de ATITUDES COOPERATIVISTAS entre os colaboradores nas suas redes sociais.
Quer saber mais formas de melhorar o relacionamento da cooperativa com os associados?
Acompanhe meu Instagram e veja como podemos ajudar você e a cooperativa a se conectarem com as pessoas e a fazerem mais negócios!