Um mercado repleto de oportunidades para empresas e cooperativas despontou com força total, especialmente no cenário pós-pandemia, e continua crescendo: o do bem-estar físico e mental, em que a qualidade de vida se tornou prioridade.
E aqui estamos falando não apenas de cosméticos, academia e massagem, mas também do rico ramo do turismo, de hotelaria, viagens temáticas, conforto, experiências que proporcionam sensações positivas e que acrescentam boas memórias à vida.
Desta forma, a busca pelo equilíbrio entre aparência e o bem viver não é um fenômeno relativamente novo, mas a forma como os consumidores a percebem sofreu uma mudança considerável.
Pesquisas recentes sobre o comportamento de consumo mostram que cerca de 50% consideram o bem-estar uma das maiores prioridades.
Se antes as pessoas eram adeptas de dietas rigorosas, procedimentos invasivos e tratamentos que prometiam resultados imediatos, a tendência da sustentabilidade e de práticas mais realistas se tornaram preferência do consumidor atual.
Gama de oportunidades
Esse movimento gera uma gama imensa de oportunidades para empresas e cooperativas que atuam nos segmentos de beleza, saúde, turismo e bem-estar, entre outros.
Empenho em inovar e criatividade são capazes de proporcionar experiências inesquecíveis em praticamente qualquer ramo de negócio.
Há uma mudança importante na percepção de valor, em que a qualidade e a segurança dos produtos se tornaram fatores decisivos na decisão da compra.
Reavaliação das estratégias de marketing
Para as empresas, isso exige uma reavaliação das estratégias de marketing e desenvolvimento de produtos, já que não há outro caminho: o foco das estratégias precisa ser o consumidor.
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Investir em pesquisas científicas que validem a eficácia dos produtos e divulgar esses resultados de maneira clara e transparente é essencial para ganhar a confiança dos consumidores.
Isso sem falar que criar produtos que respeitem a diversidade e atendam às necessidades das pessoas, sem falsas promessas, pode pavimentar a construção de uma marca sólida e confiável.
Oportunidade para cooperativas
As cooperativas devem capitalizar essa tendência destacando seus valores de sustentabilidade, investimento nas pessoas e colaboração comunitária.
Produtos originados de processos cooperativos, que respeitam a natureza e valorizam o trabalho de seus associados, acabam, dessa forma, tendo um apelo especial para consumidores que querem ter atitudes mais conscientes.
Além disso, a autenticidade e a transparência são algumas características que devem ser exploradas nas campanhas de marketing coop.
Estratégias de marketing para o mercado do bem-estar
Empatia
Comunicação próxima e empática constrói confiança e engajamento, afinal mostra que a marca se preocupa verdadeiramente com o bem-estar das pessoas.
Educação sobre bem-estar
Com efeito, informar os consumidores sobre os benefícios de uma rotina de cuidados que priorize o bem-estar integral ajuda a criar conexão.
Histórias
Ao compartilhar histórias de consumidores que obtiveram uma vida mais equilibrada com produtos e serviços da empresa ou cooperativa, é possível desenvolver uma narrativa inspiradora.
Experiências personalizadas
A personalização ganhou força nos últimos tempos, sobretudo com o aumento da digitalização. Logo, as marcas podem oferecer produtos e serviços que atendam especificamente às necessidades individuais de cada cliente.
Em síntese, use dados para compreender melhor os padrões de comportamento e preferências dos consumidores.
Coleta e análise de dados
Os dados de que sua marca dispõe ajudam a entender as preferências e necessidades dos clientes, a fim de possibilitar a criação de produtos e serviços alinhados às demandas.
O mercado de bem-estar físico e mental está em expansão. Empresas e cooperativas que conseguirem se posicionar como parceiras na jornada dos consumidores para uma vida mais leve e equilibrada terão grandes chances de sucesso.
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Um abraço, e até breve!
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