Como atrair seguidores que compram? Inflar as redes sociais não é fácil como já foi há alguns anos, logo que esses canais de comunicação começaram a se popularizar.
O número de pessoas e de empresas competindo pela atenção do público cresceu muito e continua se expandindo, o que dificulta aos perfis encorpar a audiência.
Essa concorrência leva à necessidade de os negócios se destacarem no meio digital, independente do porte que têm, para conseguir ser percebidos em meio ao imenso volume imenso de informações disponíveis neste espaço.
E isso só é possível quando as marcas produzem conteúdo muito bom e atraente a ponto de reter a atenção das pessoas, envolvendo-as até que se tornem seguidoras.
Consumidores satisfeitos
Mas não basta também ter o perfil abarrotado de usuários que não vão engajar e muito menos fazer negócio com a marca. O que almejamos, de verdade, são consumidores, e de preferência aqueles que estejam tão satisfeitos a ponto de atuar como divulgadores da nossa empresa ou cooperativa.
Na ânsia de crescer, muitas pessoas estufam o perfil de forma artificial e acabam entrando em verdadeiras enrascadas. Isso ocorre com aqueles que compram seguidores, usam robôs ou se dedicam apenas a seguir as dancinhas da moda, conhecidas como “trends”.
Recorrer a práticas artificiais pode parecer uma solução rápida, mas é um atalho para o fracasso.
Credibilidade da marca
Perfis inflados artificialmente comprometem, em primeiro lugar, a credibilidade da marca e podem ser banidos das redes sociais. Os algoritmos estão cada vez mais inteligentes e capazes de detectar atividades suspeitas, como interações falsas.
O fato de não criar uma estratégia e apenas copiar conteúdos ou seguir modismos atrai pessoas que não terão nenhum vínculo com a sua marca. São curiosos que buscam apenas entretenimento ou coisas que estão em alta naquele momento.
Depois, saem em massa, deixando um perfil esvaziado e um rastro de informações negativas que levam os algoritmos a indicar que aquela conta não deve mais ficar ativa.
Não se iluda com seguidores não qualificados, ou seja, que não vão gerar negócios. Quando as pessoas não curtem, não comentam e não compartilham o conteúdo, elas estão, dessa forma, sinalizando que não veem relevância naquilo que está sendo divulgado.
O caminho recomendável é produzir conteúdo de boa qualidade, pois este sim terá potencial para atrair públicos qualificados, aqueles que poderão fazer negócios com a marca.
E o que seria um bom conteúdo?
É aquele que ajuda o seu público a resolver um problema, que contribui para a sua audiência economizar tempo e dinheiro. Além disso, não tem linguagem de propaganda e é adaptado ao estilo das redes sociais.
Independente de ter a forma de texto, vídeo ou foto, precisa ser:
– Compatível com as necessidades e desafios do seu público-alvo
– Autêntico, confiável e educativo
– Útil para ajudar as pessoas a conquistarem algo
– Direto ao ponto e claro na mensagem
Corra da panfletagem digital
Vejo muitos perfis, muitos mesmo, usando as redes sociais para fazer panfletagem digital, ou seja, publicam coisas que lembram avisos e anúncios.
Este é um dos maiores erros cometidos nas redes sociais, pois ninguém entra nelas para ver propaganda. As pessoas estão ali para se entreter, se informar, descobrir informações sobre os outros, conversar e se relacionar com quem tem interesses semelhantes aos seus.
Quando aparece um post com “cara de propaganda”, a gente até se irrita com quem publicou aquilo, porque nos interrompeu naquilo que optamos por fazer naquele momento.
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Por isso, tudo o que publicamos precisa ser adaptado ao tipo de conteúdo que as pessoas estão acostumadas a ver nas redes sociais. E acredite: é possível educar, informar e vender também, desde que a forma de apresentar essa mensagem seja adequada a esse meio.
Você quer ter um conteúdo capaz de atrair para suas redes sociais consumidores qualificados, que irão fazer negócio com a sua marca?
Eu terei muito prazer em ajudar você e seu time. Clique no banner abaixo e me mande uma mensagem ou envie um e-mail para verac@veracomunicacao.com.br
Um forte abraço, e até breve!
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