Os valores e princípios de uma cooperativa representam os pilares básicos que orientam o funcionamento da organização e as relações com as pessoas, além de definirem propósito e maneira de agir no mundo. Mas como comunicar valores da cooperativa?
Neste contexto, o marketing tem papel primordial para comunicar valor de tudo o que a cooperativa entrega para a sociedade.
Exemplificando: é mostrar que, junto com uma máquina de cartão, o associado está recebendo muitas coisas importantes para ele, para sua empresa e para a sociedade.
Ao adquirir um produto ou serviço da cooperativa, o cooperado precisa ter claro que essa entrega abrange valores como participação nos resultados, consultoria financeira, organização e crescimento do negócio, um ambiente melhor para viver.
É muito bonito, na teoria, saber que valores como solidariedade, democracia, equidade, transparência e sustentabilidade são pontos focais numa cooperativa, mas na prática nem sempre eles são transmitidos para a comunidade.
É por isso que muita gente não sabe que uma determinada marca é uma cooperativa e que, sim, há diferença na gestão do modelo de negócio.
Com efeito, se uma marca não consegue comunicar sua visão de mundo, a forma como pensa e age, que tipo de imagem e de relacionamento as pessoas terão dela?
Mas por que isso acontece?
Acredito que uma das principais razões para essa perda de foco está na falta de esforços direcionados para fortalecer a identidade da cooperativa e seu vínculo com a comunidade.
Sem uma estratégia clara e treinamento dos colaboradores com o propósito de comunicar e reforçar os valores cooperativistas dentro e fora da cooperativa, a mensagem pode se diluir.
É neste cenário desafiador que o marketing e a comunicação são determinantes para transmitir de forma clara e impactante valores e princípios cooperativistas.
Veja cinco formas de como comunicar valores da cooperativa
1. Fortaleça a identidade cooperativista
Isso é feito logo após uma atuação interna consistente para evidenciar os valores e princípios cooperativistas, e como eles são aplicados.
2. Comunicação autêntica
Treine os colaboradores para que eles ajudem a compartilhar informações sobre os princípios e valores da cooperativa, bem como sua forma de operar.
3. Engajamento da comunidade
Fortaleça o vínculo com a sociedade. Planeje eventos comunitários, programas de educação e conscientização sobre os valores cooperativistas, além de parcerias com outras organizações locais.
4. Narrativa inspiradora
Conte histórias inspiradoras, uma vez que elas são capazes de disseminar valores e aspirações da comunidade. Ao desenvolver uma narrativa convincente, as cooperativas criam, dessa forma, identidade com pessoas.
5. Como comunicar valores da cooperativa usando a internet
As mídias sociais e plataformas digitais devem ser usadas para distribuir conteúdo relevante e compartilhável para amplificar a mensagem das cooperativas, com o intuito de fortalecer sua presença online e alcançar um público mais amplo e qualificado.
Tire a teoria do papel
Vamos pegar, por exemplo, o princípio da educação. Numa cooperativa de crédito, ele pode ser trabalhado por meio de cursos e palestras sobre educação financeira, vídeos tutoriais no YouTube, Instagram e TikTok ensinando a investir, dentre outras iniciativas.
Já a sustentabilidade é um valor que está super em alta, afinal vem sendo cada vez mais considerado pelas pessoas numa decisão de compra. Entretanto, é preciso mostrar que por trás do produto que a sua coop vende existe um trabalho voltado para um ambiente mais sustentável
LEIA TAMBÉM: 10 desafios que o marketing resolve
As cooperativas enfrentam desafios únicos na transmissão de seus valores e princípios. No entanto, o marketing oferece ferramentas poderosas para superá-los, fortalecendo a identidade da cooperativa e seus laços com a comunidade.
O time da sua cooperativa precisa melhorar a comunicação desses valores com a sociedade?
Vamos conversar sobre uma palestra ou treinamento sob medida para o seu time!
Um forte abraço, e até breve!
#valorescooperativistas #veracaser #marketingparacooperativas