Já parou para pensar na quantidade de publicações indesejáveis que inunda a internet? E não estou falando de anúncios, mas de posts nas redes sociais, que só têm o propósito de empurrar algo para você comprar. Então, como entregar valor nas redes sociais?
É possível vender um produto ou serviço pelas redes sociais sem ser chato? Sim, é possível! E é recomendável!
O ponto aqui é que usar esse tipo de estratégia, que só tenta vender, vender e vender, afasta as pessoas, pois ninguém vai para um lugar que é dedicado a fazer relacionamento para ficar assistindo propaganda, mesmo que seu vídeo tenha uma edição espetacular.
Conteúdo útil faz sucesso
Em plataformas como o Instagram e o TikTok, que trabalham principalmente com vídeos curtos, não há mistério: o que faz sucesso é o conteúdo útil para as pessoas, que ensina e entretém.
Logo, anunciar o lançamento de uma nova marca de bebidas, por exemplo, não faz o menor sentido. Para isso, basta contratar um comercial.
Mas se você usar o perfil da rede social para ensinar a preparar drinques incríveis com esse novo produto, a atenção do consumidor é captada de uma forma natural.
O conteúdo nas redes sociais deve ser produzido levando em conta duas premissas: ser relevante e interessante para as pessoas.
Voltando à proposta do vídeo da marca de bebidas, quando você mostra o produto sendo usado na prática, resolve um problema, cria, dessa forma, valor e engaja as pessoas, aumentando, com isso, a chance de conversão.
Contato com a família
Dados do Global Web Index 2024 mostram que as três principais razões para os brasileiros usarem as redes sociais são para manter contato com os amigos e família (59,9%), saber das novidades/notícias (52,7%) e encontrar produtos para comprar (43,2%).
O que chama a atenção é que não há qualquer referência a buscar ou assistir propaganda no levantamento, o que significa que o consumidor quer, sim, encontrar o que necessita para comprar, mas não por meio de anúncio.
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O seu conteúdo precisa “conversar” com as pessoas de uma forma amigável, para criar confiança. É relacionamento, não publicidade.
Note que autoras de livros femininos que fazem sucesso na Amazon trabalham praticamente usando a mesma estratégia: criam posts e vídeos dando spoiler das histórias que estão contando, criando desejo nas pessoas de saber o que acontece. Resultado: conversão! É certeiro!
Por que os vídeos que ensinam exercícios de ginástica são tão atrativos e têm milhões de visualizações? Porque resolvem o problema de quem não tem tempo para ir a uma academia, permitindo que se exercite em casa. Aulas gratuitas ajudam a conquistar o cliente a testar o método pago proposto para ficar em forma.
Estratégias para criar conexão
Quer transformar seguidores em clientes? Aqui vão algumas estratégias para criar conexão com as pessoas e aumentar a chance de conversão:
1️⃣ Foco no cliente: transforme as redes sociais da sua marca em um canal direto com o consumidor. Assim sendo, pesquisas, enquetes e análise de comentários fornecem insights valiosos.
2️⃣ Personalização: é a chave para uma experiência positiva para o consumidor. Use dados coletados para oferecer conteúdos e ofertas que interessem ao seu público.
3️⃣ Conteúdo criativo e útil: use diferentes formatos de conteúdo, como vídeos curtos, lives, stories e carrossel para captar a atenção das pessoas.
4️⃣ Solucione problemas: primeiramente, seja referência para as pessoas com respostas rápidas para os problemas mais comuns da sua audiência. Ofereça também dicas e tutoriais.
5️⃣ Crie desejo nas pessoas: conte histórias, envolva o interlocutor para que ele queira saber mais sobre o produto.
A sua marca precisa dar um upgrade nas redes sociais para engajar o consumidor e, dessa maneira, aumentar a conversão?
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Um forte abraço, e até breve!
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