O Dia dos Pais é a quarta data comemorativa mais importante em movimentação financeira do calendário do varejo brasileiro. Compreender a intenção de consumo das pessoas é primordial para que empresas e cooperativas programem ações efetivas associadas a este momento para gerar oportunidades de vendas e de relacionamento com as pessoas.
E veja só que interessante: a mais recente pesquisa Opinion Box, realizada em junho último, com 1.140 participantes, fornece informações sobre o comportamento do consumidor que são valiosíssimas para impulsionar os negócios e estreitar as conexões com os consumidores.
Um em cada três entrevistados deve gastar entre R$ 100 e R$ 200 com o presente para o pai, enquanto 27% pretendem desembolsar um valor menor para marcar a data.
No quesito pagamentos, o cartão de crédito lidera como a opção favorita de 70% dos consumidores, seguido pelo Pix, indicado por 26% dos compradores. Já 20% pretendem pagar pelas compras com dinheiro.
On-line
As compras on-line estão mais em alta do que nunca. Na hora de buscar ofertas e escolher os presentes, 64% dos entrevistados preferem pesquisar no site das marcas, enquanto 48% optam pelas lojas físicas e 36%, pelos aplicativos.
Esses dados indicam a importância de uma presença on-line robusta, além de destacar a necessidade de uma experiência de compra atraente tanto em ambientes digitais quanto físicos.
É por isso que as marcas não podem se descuidar das suas lojas on-line, pois elas são o cartão de visitas dos negócios. E as equipes de atendimento precisam estar qualificadas para impressionar os consumidores.
Lembre-se: boas experiências se transformam em avaliações positivas, o que é fundamental para influenciar a decisão de outros clientes.
A pesquisa também aponta que os principais fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores são: bons preços e promoções, com 33%; garantia de qualidade dos produtos, com 11%; e confiança na marca ou loja, com 8%.
Isso mostra que não adianta ter o melhor produto do mercado: se ele não tiver um preço competitivo e não passar confiança, as pessoas não irão comprar, principalmente sendo um presente para alguém especial.
Motivos para desistir de uma compra
Existem pontos negativos em que empresas e cooperativas devem ficar atentas, como os motivos que fazem os consumidores desistir de uma compra.
O primeiro deles é a desconfiança na loja ou no site. Para 53%, se a empresa não cumpre o que promete, não há razão para comprar nela.
Em segundo lugar vem o frete, com 50%. Taxas de entrega altas podem azedar o relacionamento com o consumidor. Por que a Shopee cresceu tanto no Brasil? A oferta de frete gratuito, sem dúvida, contribuiu muito para isso.
Em determinados casos, a tarifa numa loja online chega a ser mais cara do que o produto encomendado. Realmente, não faz o menor sentido!
Por último estão as avaliações negativas, vistas como razão para desistir de uma compra por 49% das pessoas ouvidas. Esses dados enfatizam a importância de uma boa reputação online, a partir de uma experiência única e assertiva.
Tipos de presentes escolhidos
E quais são os presentes favoritos para o Dia dos Pais? De acordo com a pesquisa são:
- Moda e acessórios: 47%
- Esportes: 24%
- Beleza e cosméticos: 22%
- Eletrônicos e informática: 20%
- Alimentos e bebidas: 20%
Estratégias de marketing e vendas
Veja algumas ações que você pode adotar a partir das preferências do consumidor reveladas pela pesquisa:
Ofertas e promoções: descontos e pacotes promocionais incentivam os consumidores a gastar entre R$ 100 e R$ 200. Utilize campanhas de e-mail marketing e redes sociais para divulgar essas ofertas.
Facilidades de pagamento: se a maioria das pessoas prefere pagar com cartão de crédito, ofereça condições facilitadas, como parcelamento sem juros. E que tal criar promoções exclusivas para quem quiser pagar com Pix?
Loja otimizada: atualize sua loja on-line e aplicativos, para que a experiência de navegação seja muito boa. Invista em otimização de SEO para que sua empresa ou cooperativa apareça nas primeiras posições dos motores de busca.
Omnichannel: integre as experiências online e offline, para que os clientes ou cooperados possam pesquisar produtos online e comprar nas lojas físicas, ou vice-versa. Uma dica é oferecer a alternativa de retirar o item na loja.
Reputação: monitore e gerencie ativamente as avaliações e feedbacks dos consumidores nas redes sociais e em sites de avaliação. Não deixe críticas ou comentários sem resposta. Evite texto padrão. Personalize as mensagens e seja assertivo.
Frete: ofereça opções de frete gratuito ou com desconto para tornar suas ofertas mais atraentes. Considere parcerias com empresas de logística para reduzir os custos de entrega.
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Algumas datas comemorativas, como Dia dos Pais, Dia das Mães, Natal e Dia das Crianças, são oportunidades perfeitas para empresas e cooperativas potencializarem seus negócios, desde que tenham um olhar atento ao que o consumidor deseja.
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Um abraço e até a próxima!
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