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Proposta de valor

Proposta de Valor: o segredo para diferenciar o seu negócio

Em um mercado altamente competitivo, as marcas precisam primeiramente se destacar e demonstrar que resolvem como nenhuma outra os problemas dos consumidores.

Sem dúvida, esse desafio pode ser enfrentado com a ajuda de uma ferramenta essencial do marketing que tem o nome de Proposta de Valor.

O que é Proposta de Valor?

Trata-se de um texto muito conciso, por meio do qual a organização promete dar soluções únicas a problemas do público-alvo.

De que forma isso é feito? A empresa ou cooperativa apresenta de forma muito clara, nessa mensagem, os benefícios que uma organização propicia às pessoas, a forma como os seus produtos ou serviços resolvem problemas específicos ou satisfazem necessidades de maneira única.

O texto deve, em primeiro lugar, responder à pergunta: “Por que esse consumidor terá mais vantagem em fazer negócios conosco?”.

Proposta de Valor diferencia modelos de negócio

A Proposta de Valor tem um papel especialmente importante para ajudar colaboradores a diferenciarem a Cooperativa de outros modelos de negócio.

Contudo, se você perguntar a um profissional qual é o grande diferencial da sua cooperativa, provavelmente vai ouvir que é o atendimento humanizado.

O que essa expressão informa concretamente? Sem dúvida, na sua avaliação, esse argumento é forte o bastante para convencer um associado a investir na cooperativa e não no banco?

Deixo a reflexão a seu critério. O fato é que ouço muitos relatos de negócios perdidos para os concorrentes, inclusive em situações em que as taxas da cooperativa são mais vantajosas.

Essa realidade, assim como o elevado percentual de cooperados inativos, revela uma perigosa fragilidade na argumentação dos profissionais quando são questionados.

Treinamento, conhecimento. É isso que torna as pessoas capazes de ter argumentos consistentes e persuasivos.

E a Proposta de Valor contribui, de fato, para essa comunicação. Os colaboradores precisam, portanto, ter muito clara a informação de como a cooperativa ou um produto da organização soluciona com muito mais efetividade o problema do associado.

Precisam ter na ponta da língua a resposta à pergunta: “Por que é mais vantajoso para mim fazer negócio com a cooperativa”?

Exemplos de Proposta de Valor de sucesso

Aqui estão alguns exemplos de empresas que se destacam com suas Propostas de Valor:

Amazon

Proporcionar uma experiência de compra conveniente com uma ampla seleção de produtos, preços competitivos e entrega rápida.

iFood

Facilitar a entrega de refeições rápidas e convenientes com uma vasta seleção de restaurantes e opções de pagamento.

Boticário

Criar beleza de forma sustentável, oferecendo produtos de alta qualidade e inovadores que inspiram a autoestima.

Tesla

Proposta de Valor: Acelerar a transição do mundo para a energia sustentável com veículos elétricos de alta performance e design inovador.

Repara que todos os textos informam claramente a maneira especial com que resolvem um problema específico ou atendem a uma necessidade.

Dessa forma, ao destacar os benefícios únicos, uma boa Proposta de Valor contribui para a atração de clientes e para a retenção daqueles que já foram conquistados.

E mais:

Ajuda os consumidores a ficarem engajados e satisfeitos, pois comunica o valor entregue com consistência.

Contribui, sem dúvida, para a organização se destacar no mercado e se posicionar na mente dos consumidores ao evidenciar seus diferenciais competitivos.

Diferença entre Proposta de Valor, missão e propósito

Você deve estar se perguntando: “E qual é a diferença entre esse conceito e propósito e missão?”.

A Proposta de Valor evidencia, em primeiro lugar, a forma pela qual a empresa ou cooperativa atende às necessidades dos associados de maneira única. É a promessa da solução.

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Já a missão está relacinada ao propósito central da organização, orientando suas operações e decisões, enquanto o Propósito reflete a visão maior e a contribuição almejada para a sociedade.

Como avaliar e aperfeiçoar sua Proposta de Valor

A Proposta de Valor deve ser avaliada permanentemente, e a empresa precisa se questionar se está atendendo as necessidades reais dos clientes e associados de forma única.

Assim sendo, uma Proposta de Valor clara contribui para aperfeiçoar a comunicação desse diferencial e para engajar mais os associados.

Quer aprender mais sobre como definir e comunicar uma Proposta de Valor poderosa? Deixe seu comentário ou entre em contato comigo!

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Um abraço e até a próxima!

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