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Como o marketing atrai clientes e associados

É verdade que o marketing atrai clientes e associados? O que é preciso fazer para conquistar consumidores e transformá-los em embaixadores da marca?

Essa é uma pergunta que costumo receber com frequência em minhas redes sociais e também presencialmente, em meus cursos e palestras.

E sempre respondo que, se o produto ou serviço for bom, capaz de realmente gerar benefícios e soluções para a pessoa, um bom trabalho de marketing tem de conseguir ajudar a evidenciar esses diferenciais e, consequentemente, vai contribuir para que haja essa percepção positiva da marca.

O exemplo da Havaianas

Um caso de sucesso famoso que mostra como o marketing bem feito pode transformar uma marca é o da Havaianas.

No início da trajetória, a fabricante de chinelos brasileira foi associada à classe C, pois seus produtos eram usados principalmente por trabalhadores.

A empresa pretendia alcançar um público com poder aquisitivo mais elevado e levar o chinelo para novos mercados, como a Europa. Mas tinha um porém: a Havaianas não queria deixar de atender seu consumidor fiel da classe C.

Qual foi a grande sacada da Havaianas? Ao realizar pesquisas de mercado, descobriu que, na verdade, qualquer brasileiro, independentemente da classe social, tinha um par de chinelos da marca, nem que fosse para andar dentro de casa.

De posse dessas informações, criou o slogan “Todo mundo usa”, e em pouco tempo as novas estampas e cores estavam nos pés de brasileiros e de vários outros mercados.

Tudo graças ao trabalho de marketing que, com base em dados, identificou a oportunidade e não teve medo de ousar, com uma comunicação alegre que valoriza o bem-estar, visual descontraído e muito humor em suas campanhas.

Trabalho com inteligência

E como o marketing atrai clientes e associados? Inegavelmente, com trabalho estratégico e inteligente!

Quando penso no sucesso da Havaianas, vislumbro um enorme potencial de crescimento para as nossas cooperativas, tendo o marketing como principal aliado para conquistar novos clientes e cooperados.

Existem pontos do cooperativismo que podem sim ser mais explorados, como o fato de o associado ser dono do negócio.

Por que isso é importante? O resultado obtido no ano é dividido por todos os cooperados, ou seja, é como se cada pessoa recebesse uma participação nos lucros simplesmente por fazer parte da organização.

Sem dúvida, esse é um baita diferencial que muitas cooperativas ainda não conseguiram transmitir para as pessoas.

A expansão da base de clientes e de cooperados, no entanto, é essencial para o crescimento sustentável de toda empresa e cooperativa. E é aqui que entra o poder do marketing como motor dos negócios.

Como o marketing atrai o consumidor

1. Conheça a persona

Se a cooperativa e a empresa querem vender mais e atrair novos consumidores, elas precisam identificar seu cliente ideal. Porém, é necessário conhecer muito bem esse consumidor, seus sonhos e dificuldades, mapear seu comportamento.

Esse trabalho requer um estudo feito por profissionais experientes e com conhecimento específico na área. Devem ser identificados hábitos do cotidiano, necessidades, frustrações e também precisa ser apurada a forma como a maioria das pessoas da base de associados ou clientes se informa.

2. Venda valor, não apenas produto

Lembra do caso da Havaianas? Todo mundo usa, no mínimo, dentro de casa, o que remete ao conforto. Ou seja, a marca vende bem-estar, um benefício. O mesmo se aplica às cooperativas e demais empresas.

Além disso, não fique tecendo mil e uma vantagens de um produto ou serviço: trabalhe apenas as ideias que impactam a vida das pessoas. E massifique essa mensagem.

3. Conte histórias com objetivo

As cooperativas são ricas em histórias reais de pessoas que foram transformadas pelo cooperativismo. Entretanto, é preciso saber contá-las.

Ao mostrarmos que um agricultor, por exemplo, duplicou a produção após o empréstimo que conseguiu na coop de crédito, é importante mostrar não apenas a taxa de juros mais atrativa, mas que a organização valoriza quem trabalha e quer fazer parte do crescimento da comunidade. Valor, valor, valor!

4. Digital, mas sempre próximo

O marketing deve, sim, usar todos os recursos disponíveis na internet com o intuito de atrair novos cooperados, como criar estratégias para canais digitais como WhatsApp, Instagram, YouTube, TikTok, além de chatbot, e site, dentre outros. Vídeos curtos são uma ótima estratégia para falar com o público, principalmente os jovens.

O segredo é personalizar a abordagem para cada canal e segmento de público, com o intuito de maximizar o impacto. Isso mantém a proximidade, algo que sempre foi inerente ao cooperativismo.

LEIA MAIS: 10 desafios que o marketing resolve

O marketing bem executado não apenas ajuda a expandir a base de clientes e cooperados, mas também fortalece a posição da cooperativa na comunidade e impulsiona seu sucesso a longo prazo.

💚 Em minhas palestras e cursos pelo Brasil, tenho mostrado como o marketing e a comunicação impulsionam os negócios e atraem novos cooperados.

Você também pode levar esse conhecimento para a sua organização!

Clique na imagem e vamos conversar sobre uma palestra ou treinamento sob medida para a sua cooperativa.

Que ações de marketing a sua coop adota para atrair e reter associados? Me conte nos comentários.

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